Tuesday, 22 June 2010

Projecto Casa Jovem

1. Localização.

Casa Jovem é um projecto de construção casas (flats) e serviços anexos que abrange uma área de 10ha, que será desenvolvido na Cidade de Maputo, concretamente no bairro do Costa do Sol, próximo a ponte do Costa do Sol.

2. Conceito

Conceito urbanístico desenvolvido com as seguintes caracteristicas:
 Edificação urbana em edifícios de 4 pisos de apartamentos do tipo T1,T2, T3e T4 com as seguintes características:
 T1 – 35 m2, com 1 Sala, 1 quarto (que pode ser transformado em suite em função da utilização), 1 Casa de Banho com Chuveiro, 1 cozinha aberta e varanda de serviço.
 T2 – 60 m2, com 1 sala comum, 1 quarto, 1 quarto suite (com casa de banho), 1 casa de banho com chuveiro, 1 cozinha e varanda de serviço.
 T3 – 90 m2, com 1 sala comum, 2 quartos, 1 quarto suite (com casa de banho), 1 casa de banho com banheira, 1 cozinha e varanda de serviço.
 T4 – 120 m2, com 1 sala comum, 3 quartos, 1 quarto suite (com casa de banho), 1 casa de banho, 1 cozinha, 1 hall para escritório e varanda de serviço.
 Arruamentos, para toda a urbanização;
 Área comercial, a ser desenvolvida no piso térreo de 50% dos edifícios habitacionais;
 Área social, nomeadamente Posto Médico, Posto Policial, Creche, administração do Bairro, etc;
 Área de lazer, que inclui desporto, recreação infantil, etc; e,
 Áreas verdes.
3. Requisitos para Candidatura
• Podem candidatar‐se a compra de casas, jovens até aos 40 anos
• A candidatura só será válida após preenchimento e entrega (em locais ainda por definir)do formulário que será distribuído;
A candidatura será avaliada por uma comissão que seleccionará os pretendentes elegíveis.
4. Compra
A compra será por:
• Aquisição por empréstimo bancário – o jovem poderá comprar através de crédito bancário.
• Aquisição directa por recurso próprio– o jovem tem condições para pagar a casa nas condições do projecto, sem recurso a financiamento bancário.
A compra é formalizada após a aprovação da candidatura e por um depósito de 20% do valor do imóvel até Dezembro.
A fase de construção tem como ínicio previsto Janeiro a Março de 2010 com o prazo de 15 meses.

2 comments:

V. Dias said...

"A maria pepa"...cantou Eugénio Mucável.

Eu não sei o que isso quer dizer, mas repito com gosto "a maria pepa..."

Eu só posso ter acesso a essas casas na próxima encarnação. O meu nome está na lista negra dos camaradas. E já me avisaram. Mas a minha teimosia insiste em debitar aquilo que penso.

Penso que este papo de casas é um fado a moda moçambicana. E como dizia o artista Nicolau Brayener "a mim ninguém me dá baile."

Zicomo

MANUEL DE ARAÚJO said...

Mano Dias,

E preciso ver para crer! E uma iniciativa. Vamos monitorar! Marquei ja um encontro com um dos promotores para perceber a logica da coisa. Conheco o Charas. Me parece um jovem serio e sonhador! Se for preciso vamos dar-lhe a mao para que o sonho dele possa ser o sonho de muitos jovens. Ele sonhou com casa para jovens, como sonhou com um pais onde ler um jornal nao deva ser um privilegio de alguns. Fundou o Jornal a Verdade e esta ai.

Distribui por varios meses o Jornal a Verdade na Zambezia. Em Abril fui a Gurue e as pessoas reclamavam, queriam saber porque e que pararamos com a distribuicao do Jorval A VERDADE! Fiquei comovido, uma iniciativa de um sonhador, fazia falta num local recondido como o Gurue"!

Um abraco mano,
E forca ao sonhador Charas! Sonhemos todos, antes de virarmos!
MA