Friday 18 June 2010

Parceiros internacionais prometem apoio de mais de 576 milhões de euros

O grupo dos Parceiros de Apoio Programático (PAP), que reúne 19 doadores internacionais, comprometeu-se hoje em Maputo a desembolsar pouco mais de 576 milhões de euros de apoio ao Orçamento do Estado e Sectorial de Moçambique para 2011.
O anúncio da ajuda do chamado G19, do qual faz parte a União Europeia (UE), foi feito pelo embaixador da Finlândia em Maputo, Kari Alanko, em nome da organização, num encontro com o ministro moçambicano da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia.
Dos cerca de 576 milhões de euros prometidos pelo G19, mais de 362 milhões de euros destinam-se ao Orçamento Geral do Estado de 2011 e pouco mais de 214 milhões de euros ao Apoio Programático Sectorial.


Com o valor da ajuda ao Orçamento de 2011, o G19 mantém os montantes que disponibilizou este ano.
Falando na cerimónia de entrega de cartas de compromissos do G19 para 2011, o embaixador da Finlândia afirmou que a ajuda “representa uma contribuição para a redução da pobreza e desenvolvimento de Moçambique”.
Kari Alanko considerou “um desafio importante reverter a tendência de abrandamento no ritmo geral de progresso económico e social registado no desempenho durante os últimos três anos, e a tendência de aumento das desigualdades em termos de rendas e de acesso aos serviços básicos”.
Nessa perspectiva, segundo o G19, o desenvolvimento rural, em geral, e o da agricultura, em particular, devem receber maior atenção nos próximos anos.
Por seu turno, o ministro moçambicano da Planificação e Desenvolvimento pediu aos doadores para libertarem os fundos prometidos dentro dos prazos acordados, assinalando o impacto na planificação e orçamentação de acções para o combate à pobreza.
“A previsibilidade e o desembolso dos fundos nos momentos acordados constitui condição fundamental para a prossecução e viabilização de uma melhor planificação e orçamentação de acções para o combate à pobreza, tendo em vista o desenvolvimento”, enfatizou Aiuba Cuereneia. NOTÍCIAS LUSÓFONAS – 16.06.2010

No comments: