Tuesday 15 June 2010

A Opiniao de Manuel de Araujo

A 'privatizacao' de ideias ou de pessoas!


Tenho notado com alguma preocupacao a emergencia e consolidacao de uma tendencia, que a medio e longo prazo podera ser prejudicial ao desenvolvimento do nosso pais- a subordincao da academia e do debate de ideias aos partidos policos.

De ha anos para ca, tem se cristalizado uma cultura de progressiva limitacao do espaco de circulacao de ideias sobre a nossa realidade. E em seu lugar, tem nascido um novo formado, segundo o qual os partidos politicos surgem como os 'donos das ideais.

Explico-me. Se o analista X, pensa que o 5 de Fevereiro foi uma manifestacao popular devido a subida galopante do preco dos combustiveis, tal analista e considerado como sendo da oposicao, independentemente de pertencer ou nao a algum partido da oposicao.

Se por contrario analista Y, disser que o 5 de Fevereiro foi uma manifestacao orquestrada pelo s inimigos da patria estgados por agentes vindos do exterior, entao tal analista e considerado como pertencendo a 'posicao', independentemente de o ser ou nao.


Infelizmente, acho que este modeloo que se refer e um mau pressagio da nossa democracia e quica da nossa academia, pois acho que os intelectuais tem de espaco suficiente para produzir, reproduzir, suas ideias sem o constrangimento de ter que ser conotado com A ou com B.


Uma parte consideravel de duvidas recai nos proprios intelectuais/analistas, que se deixam 'aprisionar' nestas caixas. A outra pertence aos meios de comunicacao que cultivam este culto, a ponto de criar espacos de debate publicos onde os intervenientes sao convidados na base partidaria, o que limita a possibilidade de apresentarem seus pontos de vista, independentemente das instituicoes que representam. Penso que os debates televisivos tanto na STV como na TVM tem vindo a reforcar essa tendencia. Ou seja ao inves de discutir os meritos e demeritos sobre um dado facto, encoraja-se a que cada um defenda, com razao ou nao, a sua camisola!Um de modelo de debate mais adulto precisa-se nesta patria indica!

Um debate que ultrapasse as barreiras partidarias! A producao de ideias nao precisa de apadrinhamento partidario! Produzamos ideias, os partidos que venham buscar as ideias que mais lhes convem! Nao podemos colocar a carroca a frente dos bois, sob pena de ...
E mais nao disse,

MA

1 comment:

Torres said...

Tenho dito que Mocambique esta na Idade Media, em termos de pensamento, debate.
A academia capitulou. Rendeu-se aos lobbies dos politicos. Em Mocambique nao existe meio-termo. Ou es da posicao ou da oposicao. E isso nao e so com os nacionais. Os estrangeiros tambem.
Se uma Embaixada ou Orgnaizacao Internacional disser, por exemplo, que a pobreza nao esta a ser combatida, imediatamente e conotado como tendo tendencias neo-colonialistas e com agendas extranhas.
Estamos, certamenente, nas trevas. Onde os iluminados nao tem possibilidade de se expressarem, reina a mediocridade.
O futuro vai nos ser duro!