Tuesday, 18 May 2010

Mendigos afluem às mesquitas de Nampula

Até já antigos combatentes da Frelimo pedem esmola

Nampula (Canalmoz) – Os mendigos que pedem esmola pelas ruas da cidade de Nampula, depois de deambularem por todos os lugares, incluindo os cemitérios municipais, agora concentram-se nas entradas das mesquitas locais.
Nas sextas-feiras, como é habitual, as mesquitas registam uma enorme enchente, e os mendigos não perdem a oportunidade. Logo nas primeiras horas do dia concentram-se nesses locais.
Uns ainda andam a pedir pelas ruas da cidade, mas, ao meio-dia, vão sempre às mesquitas, por ser a hora em que aparecem muitos fiéis.
Na passada sexta-feira, conversámos com alguns pedintes diante de uma das mesquitas da cidade, que fica bem localizada, no cruzamento entre a Avenida 25 de Setembro e a Rua de Dar-es-Salaam, dos quais dois são antigos combatentes.
Deles apurámos que optam pela prática de mendigar por não conseguirem fazer chegar os seus ordenados até ao fim do mês.
Manuel Rocha disse ao Canalmoz que “agora nós preferimos as mesquitas, porque lá os crentes são mais bons”.
Uma outra pedinte com quem conversámos é a senhora Mimi Moneneia, que reside no bairro de Mutauanha, e que disse: “Eu já passei por outros locais, mas as mesquitas são os melhores locais, porque estes senhores não negam nada”.
A nossa entrevistada sublinhou que “até já foi parar à porta dos cemitérios e que, nos primeiros dias, deu certo, mas depois começaram a não nos dar esmola”.
A senhora Mimi é viúva e mãe de três filhos, dos quais dois em idade escolar, frequentando a sétima e a sexta classes. Ela acrescentou: “Venho até aqui para pedir esmola, a fim de ajudar os meus filhos para irem à escola, poque nem sempre se vive da machamba.”.
A nossa interlocutora disse que as autoridades governamentais ligadas ao sector dos serviços sociais devem melhorar as políticas de apoio às pessoas que vivem na pobreza.

(Aunício da Silva)

No comments: