Friday 30 April 2010

No último quinquénio - Criadas em Moçambique 38 instituições de ensino superior

21 são privadas

Num encontro do Banco Mundial com a Educação, foi apresentada a proposta do “Regulamento de Licenciamento e Funcionamento das Instituições do Ensino Superior”, que apesar de ainda não ter sido publicado já foi aprovado pelo Conselho de Ministros, e a “Proposta de Regulamento e Inspecção do Ensino Superior”. O “desporto no ensino superior” foi outro objecto de discussão.

Maputo (Canalmoz) - No período compreendido entre 2004 e 2009, foram construídas no território moçambicano 38 instituições do ensino superior. Deste universo, 21 (55%), são escolas propriedade de privados.
Estes dados foram publicados pelo Ministério da Educação por ocasião da realização, ontem, 29 de Abril, do Conselho do Ensino Superior que reuniu parte significativa dos funcionários da Educação, agora sob direcção do ministro Zeferino Martins.
O mesmo relatório refere que o país possui, juntando os sectores público e privado, um universo de “75 457 estudantes dos quais somente 29 106 são do sexo feminino, o que representa 38,5 % do total.

Não obstante o facto de as instituições públicas serem em número reduzido, o relatório revela que, por diversos motivos, regra geral o elevado custo de propinas nas instituições do sector privado, o Governo continua a aglomerar nas suas instituições de ensino superior parte significativa do total de alunos.
“O ensino público apresenta 58 643 alunos. Em todo o país, satisfaz 77 por cento dos moçambicanos que demandam o ensino superior”.

Das 29 106 alunas do ensino superior 21 770 estudam em instituições de ensino público, mas só 37 % das estudantes, tem acesso ao ensino superior no país.
Em termos gerais, o Ministério da Educação que se congratula com o seu desempenho, reconhecendo, no entanto, os desafios que possui na questão da melhoria da qualidade e acessos do ensino no país, aponta, no relatório de avaliação do ensino superior, que “a população estudantil cresceu significativamente, variando de 7 022, em 2004, para 75 547, em 2009”.

Foi destacado pelo Ministério da Educação a melhoria da qualidade do ensino. Diz que para o efeito foram criados vários mecanismos e instituições: “formação de professores de ensino superior; a conclusão do processo de construção das instalações da universidade do Zambeze, em Mocuba; o início dos processos de construção das futuras instalações dos institutos superiores politécnicos de Tete e de Lionde, este em Gaza”.

“Importa destacar que ainda há e continuam a chegar pedidos de várias entidades nacionais e estrangeiras para a criação de instituições de ensino superior em Moçambique”, referiu na ocasião o ministro de Educação, Zeferino Martins.
Neste evento, que congregou representantes do Banco Mundial e do Governo de Moçambique, foi apresentada a proposta do “Regulamento de Licenciamento e Funcionamento das Instituições do Ensino Superior”, que apesar de ainda não ter sido publicado já foi aprovado pelo Conselho de Ministros, bem como a “Proposta de Regulamento e Inspecção do Ensino Superior”. O “desporto no ensino superior” foi outro objecto de discussão.

(Inocêncio Albino)
2010-04-30 06:28:00

1 comment:

Abdul Karim said...
This comment has been removed by the author.