Saturday 10 April 2010

Braz um Guruense de RAIZ!


Iniciamos uma nova serie: O que e que os Guruenses pensam do estado do seu Municipio? Dedico esta serie ao ilustre cidadao Guruense, linguista e jurista, especialista em propriedade industrial radicado em Maputo de nome Braz! Nao o consultei para o efeito, pelo que se reserva ao direito de nao querer participar na serie e ate de levar-me a barra do tribunal! O que nao deixaria de ser uma pena! Mas porque alguem tem de sacrificar suas liberdades individuais para a causa comum ca estou eu disposto a correr tal risco! Estive no Gurue este preterito fim de semana e recuso-me a calar-me e a acobardar-me perante o total abandono e desleixo a que Gurue esta votado! Ruas esboracadas, ensoes sem as minimas condicoes de receptvidade, etc etc etc!

Felizmente pude verificar In loco, que a internet e uma realidade neste municipio que tem o insolito caso de ter ruas e pracas esburracadas com nomes de personalidades tao sonantes como Praca Armando Emilio Guebuza (Presidente da Republica), Praceta Maria da Luz Guebuza (Primira Dama), Rua Luisa Diogo (Ex-Primeira Ministra), Rua Lurdes Mutola, Avenida da Republica e por ai em diante! Penso que a desculpa da nao participacao neste debate proposto por falta de acesso a internet neste ponto do pais e esfarrapada, pois a internet existe a fartura nesta paradisiaca vila! Parabens a quem la a colocou!
Guruenses vamos a carga! O que e que voces pensam sobre o vosso Municipio?
Um abraco, MA

24 comments:

Sérgio Braz said...

Araújo, Araújo.
Colheste-me de surpresa com esta tua iniciativa. Aceito o repto. Vou fazer duas coisas: a) dar a conhecer a proposta a outros guruenses e incentivar a sua participação no debate e, b) vou alinhavar as minhas ideias e deixá-las ficar aqui muito brevemente. Entretanto, não deixo de parte a ideia de te levar ao tribunal já que com a choruda indemnização que vou receber poderei combater a minha pobreza absoluta e aumentar a minha auto estima. Até breve.

Olegario Muanantatha said...

Viví e trabelhei em Gurúe, como médico durante 3 anos, foi o meu primeiro local de trabalho, e muito da vida aprendí no local.. Acreditem que que a situação ja esteve pior, a actual gestão munincipal, pelo menos mostra sinais de tentar mudar o cenário. É preciso que se abra o restrito círculo de poder decisório a quem realmente entenda de determinadas matérias.
Abraço fraterno

MANUEL DE ARAÚJO said...

Prezado Braz,

Me surpreedeste pela rapidez e eficiencia com que respondeste ao meu repto/provocacao! Aguardo suas ideias alinhavadas bem como a sentenca do tribunal! Desde que os proventos sejam destinados a recuperar sua e nossa Gurue!

Um abraco da terra do Tio Sam e ate ja!

MA

MANUEL DE ARAÚJO said...

Prezado Olegario,

Agradeco a sua participacao bem como a chamada de atencao sobre o facto de a situacao no Gurue ja ter sido pior e que as actuais autoridades municipais estejam a fazer algo de positivo. E sempre bom ter a perspectiva temporal. A ser assim, entao mudamos de tom. A questao passa a ser 'Como ajudar as actuais autoridades municipai e administractivas do Gurue a mlhorarem a sua performance?

O que e que tu, meu irmao Olegaro, O Braz, Eu e outros cidadaos anonimos deste pais e que amam e gostam do Gurue podem fazer para judar as autoridades?

Um abraco sincero,

MA

Sérgio Braz said...

Bom saber que, como diz o Olegário, a situação já esteve pior e actualmente há tendências de melhoria. Na minha humilde opinião, julgo que umas das prioridades e parar a degradação da vila, entenda-se estradas e edifícios. Para isso, importa que o município tenha uma equipa que domina as questões ligadas a geração de receitas, angariação de fundos e gestão financeira. Digo isso porque muitas vezes a falta de acção foi sempre justificada com a escassez de fundos no município. Então, e preciso que haja no município pessoas que conheçam bem as leis que regulam o funcionamento das autoridades locais para descortinar os mecanismos legais para a obtenção de fundos.
De igual modo, e preciso que o município trabalhe em colaboração com o sector empresarial local para a melhoria das infra estruturas e das condições de trabalho e atendimento publico. A intervenção do empresariado local poderia ser feita tendo como contrapartida a redução ou isenção de alguns impostos autárquicos, dependendo do grau de envolvimento de determinada empresa ou agente económico.
Outra das coisas que pode ser feita e uma maior abertura do município ao debate ou auscultação de opinião das varias pessoas interessadas no Gurue. Explico: há muita gente formada em varias áreas e com disponibilidade para partilhar as suas experiencias e que podem ser, de algum modo, aproveitadas pelo município, caso as julgue exequíveis.
Por enquanto, fico por aqui.

MANUEL DE ARAÚJO said...

Voltando a carga,

Concordo com a opiniao do Braz. A auestao aue se coloca auem poe o guizo ao gato? Havera algum mecanismo de auscultacao dos municipes, naturais e amigos do Gurue que queiram ajudar?

Porque nao comecar por exemplo com uma lista email ou um espaco na internet onde se discutiriam os problemas, desafios e perspectivas do Gurue?

E apenas uma ideia, dentre varias,

Um abraco Guruense;

MA

Sérgio Braz said...

Não sei da existência de algum mecanismo de auscultação. Seja como for, nos podemos por o guizo ao gato. Isto e, podemos criar tal mecanismo. Por exemplo, na eventualidade do presidente do município visitar Maputo por questões de trabalho podemos abordá-lo para um encontro informal para discutir este tipo de questões.
Entretanto, importa notar que contactei muita gente para vir aqui deixar as suas ideias mas pelos vistos não apareceram. Vai se la saber porquê. Deve ser o eterno problema de reclamar em voz baixa e em locais impróprios e nunca aparecer para publicamente apresentar ideias e propostas para mudar as coisas.

Anonymous said...

Olha braz to sempre a fazer comentarios sobres os teus escritos e nao me dizes nada.
Mas, em todo e verdade que esta ahaver um desenvolvimento no distrito. Mas parece-me que este esta a acontecer de forma lenta. Se formos a ver os ultimos estudos sobre o desenvolvimento mocambicano, a destacar especialistas como Castelo Branco em " Dez anos da economia Mocambicana (2009), e Joseph Hanlon e Teresa Smart " Ha mais bicicletas -mas ha desenvolvimento?"(2008). Poderemos notar que nao se justifica a lentidao do desenvolvimento neste distrito porque este possui potencialidades suficientes em termos de recursos sustentaveis para ser um dos mais ricos no pais. Entao o que esta a falhar?
Ester Langa

MANUEL DE ARAÚJO said...

Caro Braz,

Uma vez mais muito obrigado. Nao desistas em convida-los. Agua mole em pedra tanto bate ate que fura! Sempre que os encontrares recorde-os. E uma nova forma de cidadania e nem todos estao habituados a deixar suas opinioes ou sugestoes num blgue. E ate te podes surpreender, se muitos nao souberem o que e um blog. Se nao te importares farei chegar tua ideia ao Presidente do Municipio e ao Administrado do Distrito, para que quando vierem a Maputo possam contactar o grupo! Outra opcao seria que alguem se responsabilizasse de fazer chegar a mensagem. Digo isso porque sei que muitos presidentes de municipio nao sabem que tem muita mass cinzenta em Maputo que quer ajudar e nao sabe como!

Um abraco,

MA

Anonymous said...

Olha braz to sempre a fazer comentarios sobres os teus escritos e nao me dizes nada.
Mas, em todo e verdade que esta ahaver um desenvolvimento no distrito. Mas parece-me que este esta a acontecer de forma lenta. Se formos a ver os ultimos estudos sobre o desenvolvimento mocambicano, a destacar especialistas como Castelo Branco em " Dez anos da economia Mocambicana (2009), e Joseph Hanlon e Teresa Smart " Ha mais bicicletas -mas ha desenvolvimento?"(2008). Poderemos notar que nao se justifica a lentidao do desenvolvimento neste distrito porque este possui potencialidades suficientes em termos de recursos sustentaveis para ser um dos mais ricos no pais. Entao o que esta a falhar?
Ester Langa

MANUEL DE ARAÚJO said...

Prezada Esther,

Agradeco a sua participacao!

Eu penso que faltam muitas coisas. Uma das coisas e que muito pouca gente participa na formulacao dos Planos Quinquenais do Governo e dos respectivos orcamentos. E dificilque um burocrta sentado em Maputo possa ter uma ideia clara sobre as prioridades para o desenvolvimento do Gurue!

Em segundo penso que preciso que o dialogo sobre o desenvolvimento dos distritos e ou municipios nao sejam discutidos apenas entre partidos politicos. Temos que arranjar formas de envolver os empresarios, ONG, os professores, enfermeiros e outras classes sociais bem como a populacao em geral.

Outra saida seria o envolvimento das 'diasporas municiapis' no processo da formulacao dos planos economicos e sociais dos orcamentos municipais/distritais. E porque nao o envolvimento de alguns doadores nesse processo!

Estas sao apenas algumas ideias mas o debate continua!

Uma vez mais o meu agradecimento pela sua participacao Esther Langa,

MA

Anonymous said...

Caro Braz!

Concordo plenamente com as suas ideias. So que mesmo que haja intervencao de todos intervenientes acima mencionados por ti, enquanto o governo continuar com a exterma dependencia da ajuda externa para a implementacao dos seus planos de desenvolvimento nao vamos muito longe. Porque se fores a fazer um balanco sobre a altura das aldeias comunais ate aos nossos dias estou a falar do PARPA I e II que coloca-nos em subcondicionalismos achas mesmo que vamos longe? ou melhor e valorizarmos o que temos em termos de recursos sustentaveis, ao em vez de ficarmos a espera das condicoes que os paises desenvolvidos nos oferecem como modelos para desenvolvimento. Fala-se muito da politica da mao estendida para o lado do povo, sera que so e o povo que esta com a mao estendida ou tambem o pais?

Sérgio Braz said...

Olá Ester.
Não recebi os teus comentários anteriores, não sei porque. Seja como for, bem-vinda ao debate.
Concordo contigo que o desenvolvimento está a ser lento tomando em conta os recursos que Gurue tem. Quanto a tua pergunta, acho que falta muita coisa, uma das quais e a intervenção/participação das pessoas do Gurue na diáspora. Já falamos, reclamamos, criticamos bastante. Temos de encontrar formas de participar na melhoria da nossa terra. Nem que seja com ideias.

Sérgio Braz said...

Araújo
Não me importo que facas chegar as ideias as “estruturas” do Gurue. Quanto a outra opção, enviar as ideias para la, também concordo. E até iria propor que Ester se responsabilizasse disso. E que ela tem experiencia nessa matéria, e jornalista e Licenciada em Comunicação. Ela sabe como isso se faz. Resta saber se ela estará disponível ou não.

Sérgio Braz said...

Caro Anónimo,
Se releres os meus comentários verás que em momento algum aflorei a hipótese de ficarmos a espera dos países desenvolvidos, nem tão pouco falei da questão da mão estendida. Querendo, farás o favor de reler os comentários.
Ainda no teu comentário dizes “ou melhor e valorizarmos o que temos em termos de recursos sustentáveis”. Pois e justamente isso que estamos a discutir aqui. Por isso, queira elucidar-nos como é que tal aproveitamento deve ser feito.

MANUEL DE ARAÚJO said...

Caro Anonimo,

A questao da mao estendida e uma questao seria. O Estado estende mao aos doadores, as provincias estendem a mao ao governo central; as ONG's e a Sociedade Civil estendem a mao aos doadores algumas vezes competindo com o Esatdo, os municipios e as administracoes estendem as maos ao Estado, os empresarios estendem as maos ao governo etc etc etc.

E importante que mudemos esta atitude e mudemo a pirade, pois a piramide da nossa sociedade esta invertida!

Nao pergunte ao teu pais o que pode fazer por ti, mas sim o que podes fazer pelo teu pais! JFKennedy.

Um abraco,

MA

Anonymous said...

Araujo!

Concordo contigo, e necessario que a piramide seja invertidada, e ao invez de comecarmos a ver as coisas de cima temos que comecar a ver as coisas apartir de baixo estou a falar da participacao diecta conforme o comentario do Sergio Braz, em que dizia que " o governo tem que passar a tem que envolver todo o tipo de actores sociais nos planos quiquenais etc, etc", isto siguinifica: " a piramide dos planos sobre desenvolvimento social do governo, tem que comecar da base e terminar no topo", o que no nosso pais e diferente.

O governo dicide e ta tudo bom! Muitas vezes nem querem saber quais os efeitos nocivos da situacao? Porque em todos progetos de desenvolvimento estao envolvidos uma e outra figura do Governo. Situacao que muitas vezes, esta ligada a preocupacao do bem individual e nao bem comum.

De quando em vez eles nem se preocupam com os meios que usam para atingir seu seus fins pessoais. Era bom que fosse em prol do desenvolvimento do povo. " Sara que em mocambique precisamos de lideres com espirito maquiavelico"? Numa altura que falamos julgamos estar num pais democratigo em que " a boa governacao" e o prato que ente aspas se diz ser o prato forte para admistracao e desenvolvimento do pais.

Estamos sempre com comissoes contra a corrupcao; outras contra a pobreza absoluta no pais e essas ao em vez de acabarem com a pobreza do povo, primeiro tentam acabar co a pobreza dos seus bolsos!?

Por outro lado, ao em vez de acabarem com a corrupcao parece que estao a insentivar o acto. Por favor gente!

Sim vamos tentar inverter a piramide, mas, primeiro os nossos lideres tem que aceitar a mudanca, so o facto de termos Governadores, admistradores, gestores do governo e os das demais areas sem formacao em adminstracao publica, estamos afalhar bastante.

Vamos tentar inverter a piramide.

Ester Langa said...

Braz, Araujo e os outros nao sou nenhuma anonima chamo-me Ester Langa, falei da politica da mao estendida, comentei sobre a viragem da piramide, falei do desenvolvimento que esta a aconter de forma lenta, falei dos condicionalismos da ajuda externa etc, etc, etc,
Aceito fazer chegar o assunto as estruturas locais, digam-me o que precisamos clocar em pratica apartir da base?

Sérgio Braz said...

Ester,
Ah, agora está tudo esclarecido. É que alguns comentários teus não estavam assinados. Obrigado pela disponibilidade de mais tarde, quando tivermos ideias concretas, encaminhares aos dirigentes locais. Estive a pensar no seguinte:
Turismo
Divulgação das potencialidades turísticas do Gurue – criar página de internet (Mocuba já tem e é um bom exemplo). O município deve investir na aquisição de computadores para os seus funcionários e realizar cursos de formação. Depois disso incentivar os funcionários a usar estes meios no seu dia a dia (O Governador de Nampula fez isso e é um bom exemplo. Não há que inventar nada).
Em coordenação com os empresários locais, desenvolver acções de formação nos restaurantes, bares, residenciais, esplanadas, para uma boa prestação de serviços aos utentes desses locais. Estas acções haveriam de melhorar a questão de higiene desses locais, apresentação e higiene dos empregados de mesa e cozinha. E que varias vezes já fui atendido em mesas sem toalhas ou com toalhas sujas, por empregados de mesa sujos e com péssima apresentação, geralmente as casas de banho não funcionam ou estão péssimas, etc. Isso desencoraja a frequência desses restaurantes ou afins.
Identificar os locais de interesse turístico, cultural e histórico que possam atrair a visita de potenciais turistas.
Infra-estruturas
Elaborar o plano e orçamento para a asfaltagem de estradas na sede do município e ver que troços podem ser feitos com orçamento local e quais os que precisam de intervenção de doadores. Acima de tudo, é preciso ter um plano de acção e um cronograma das actividades. Nem que, na pior das hipóteses, se asfalte um quilómetro de estrada por ano. Parece uma proposta ridícula, mas a ideia e que tem que se começar de algum lado.
Outras ideias?

MANUEL DE ARAÚJO said...

CAROS E CARAS,

Estou feliz com o caminho que este debate/conversa esta a tomar. A ideia e simples. Ligar a administracao do Gurue a diaspora Guruense! Ou seja fazer com qu os naturais e amigos do Gurue tenham um canal onde podem depositar suas ideias e desta forma ajudar no processo de desenvolvimnto do Distrito/Municipio!


Um abraco,

MA

Anonymous said...

Alo pessoal naturais e amigos do gurue.

Com muito gosto tenho visto o debate de ideais sobre desenvolvimento do Gurue.

Nasci e cresci no Gurue e tudo que diz respeito ao Distrito me interessa.

Por uma questão de referência, quais são os grandes problemas que atrasam o desenvolvimento do Gurue?

Cumprimentos ao MA, ao Braz,a Ister e demais companheiros.

Jojó (JS)

Sérgio Braz said...

Alô Jojo (JS),
Bom de ver que te juntaste ao debate.
Quanto a tua pergunta, não tenho resposta. Mas acho que a ideia do Araújo ao lançar o debate foi exactamente identificar problemas e apresentar as possíveis soluções (ele me corrigira se eu estiver enganado). por isso, apresente-nos algumas ideias que poderiam ser implementadas no Gurue, em qualquer que seja a área.
O mesmo e valido para a Ester, que eu sei que tem ideias sobre o assunto.
E é valido para todos os outros.

Guilhermino Fortes said...

Meus caros Amigos,
Só hoje e muito por acaso vi este blog que levanta questões muito pertinentes. Também sou um Guruense ávido por fazer qualquer coisa em prol daquela terra abençoada por Deus. mas reparo que, aparentemente o Blog interrompe-se desde Abril 2010(?). E estamos hoje em Janeiro 2012. Que terá acontecido? Não creio que Grandes Ideias tenham simplesmente desaparecido do Mapa. Quem ajuda a explicar o mistério?
Guilhermino Fortes (Mino)

Guilhermino Fortes said...

E Bem a Propósito:
Manuel Araújo, Muitas Felicitações pela tua retumbante Vitória. O Município de Quelimane vai-te, certamente consumir todo o tempo e todos teus neurónios de tal maneira que já pouco consegurás pensar no Distrito do Gurúe. Mas estaremos cá para ajudar. Um grande abraço.