Wednesday 17 March 2010

Parque Nacional da Gorongosa

Académicos criticam plano de conservação de Greg Carr

Maputo (Canalmoz) - O documentário sobre o Parque Nacional da Gorongosa, recentemente transmitido pelo canal televisivo, National Geographic, tem vindo a suscitar acesos debates num fórum de académicos versados em estudos lusófonos. Os intervenientes no fórum «Luso África» defendem posições diametralmente opostas.
Christy Schuetze, da Universidade da Pensilvânia, considera que o documentário “fornece uma imagem distorcida do projecto que Greg Carr leva a cabo no Parque Nacional da Gorongosa”, acrescentando que aquilo que a National Geographic produziu enquadra-se na classe de “jornalismo irresponsável”. Schuetze, que viveu na Serra da Gorongosa em diferentes fases entre 2006 e 2008, afirma existir forte oposição por parte das populações locais ao projecto de Carr e que este tenciona anexar a referida serra ao Parque Nacional da Gorongosa. A académica americana afirma ser “particularmente repreensível que Greg Carr seja apresentado como um salvador adorado por uma população admiradora, passiva e empobrecida, quanto isso está bastante longe da realidade no terreno.”
Christy Schuetze considera que o documentário da National Geographic, “ao mostrar a situação através da óptica de Carr apenas fez propaganda a favor da Fundação Carr em vez de dar uma perspectiva equilibrada da situação na Gorongosa ou da dolorosa história da criação do parque que está a repetir-se no presente.”
Concordando com a posição de Schuetze, a académica Rosemary Galli disse “partilhar as preocupações” da colega. Todd French, da Universidade DePauw, afirmou ter efectuado pesquisas etnográficas em aldeias situadas entre o parque e a Serra da Gorongosa de 2001 a 2002, e consultas em Maputo, tendo isso revelado “uma história de oposição aos esforços de conservação colonial e pós-colonial” naquela área do centro do país.

Reacção do Parque

Reagindo ao parecer de Christy Schuetze sobre o comentário da National Geographic, o director para o sector das comunicações do Parque Nacional da Gorongosa, que têm sido feitos, Vasco Galante, referiu que o documentário foi “considerado pelo júri do Festival de Berlim como o melhor filme em todas as categorias”, tendo conquistado os galardões “Diamond” e “Gold”. Galante acrescentou que o festival de cinema turístico de Berlim é considerado por muitos como o mais importante, e que os galardoes atribuídos são equivalentes aos Óscares de Hollywood para este género de filme.

(Redacção)