Wednesday 10 March 2010

DA PRAIA DE ZALALA/SUPINHO A BERLIM

Passei a preterita semana no pais que me viu nascer, onde passei alguns dias de frenetica agenda, porque escassos os dias, as horas, os segundos e o infindavel numero de amigos, e amigas, e infinito o exponencial de saudades a matar! Dividas acumuladas ao longo dos ultimos anos em que dividi a minha parca vivencia entre Maganja da Costa, Quelimane, Zalala/Supinho, Maputo, Londres, Norwich e o resto do mundo! Sim o resto do mundo porque nos ultimos anos escalei os mais disparos recantos deste mundo desde Montevideo a Berlim, de Hong Kong a Sydney, Tokyo, Beijing, de Washington, Houston, Managua, Nairobi, Dar Es Salaam, Dakar, Luanda, Johannesburg so para citar alguns. A divida a tantos amigos e amigas chegou a tanto que se se tratasse de uma empresa teria ja a muito declarado falencia! Felizmente as amizades sabem engolir sapos e compreendem as razoes do acumular das dividas, do mesmo modo que os estados sabem que nao podem falir ou deixar outros falir, dai o constante re-escalonar das dividas! Alias como toda a divida estatal acaba sendo perdoada, como o foi a nossa patriotica divida externa! Oxala meus amigos e amigas enveredem por este caminho! E me perdoem pois como bem dizia Fidel Castro nos anos 80 a 'divida do terceiro mundo e impagavel', uma realidade so reconhecida 30 anos depois.

Em Maputo participei no debate sobre o 'Caso Aeroportos de Mocambique' na televisao nacional, a nossa TVM, participei tambem no lancamento do Relatorio/Indice Mundial sobre Direitos de Propriedade, co produzido pelo Alliance on Property Righrs e que teve a colaboracao do CEMO (Centro de Estudos Mocambicanos e Internacionais.

Em Quelimane, amigos de infancia e de escola 'surpreenderam-me' com um jantar de confraternizacao no famoso Gigabyte ( do Beny) por ter defendido com sucesso a minha tese de doutoramento! Foi um jantar simples mas carregado de emocao porque estavam ali ao meu lado companheiros que me conhecem de corpo e alma! Amigos com quem joguei berlindes, roubamos macanica, cacamos totanegras, pescamos pende e mucadje. Amigos que nao me chamam de Araujo, mas de Mane, Mano Mane, Alculete, ou Manuel Antonio! Amigos que me viram calcar sapatilhas carcomidas e peugas esburracadas! Amigos que me viram galgar com suor as ascadas da vida! Amigos que nunca abandonei e que tambem nunca me abandonaram! amigos com quem joguei futebol usando bolas de farrapo, amigos que me ensinaram namoriscar e que testemunharam meus primeiros passos de danca ao som dos Kassave; amigos que me viram e me ensinaram a delirar e apreciar o bombastico som do Nhambaro, Ebondo. Amigos a quem timidamente mostrei os meus primeiros poemas, e incentivaram-me a concorrer com sucesso (tendo arrebatado dois premios de melhor poema e dois de segundo) para o 'Festival Anual de Poesia 25 de Setembro' onde pontificava o Professor Chimbutane! Amigos que sabem dar sem esperar pelo retorno! Amigos que sentem e valorizam o teu sucesso porque se sentem parte da jornada, da batalha e por isso parte da VICTORIA!

Amigos sem inveja, como poucos encontrei ao longo da vida, na floresta da dita civilizacao!

Por isso e a esses amigos anonimos e conhecidos que dedico a minha tese e todo e qualquer sucesso que tiver na vida! Ao Beny, ao Julio, ao Raul e todos que se empenharam na preparacao da 'surpresa'! A todos que fazem com que cada dia fora de Quelimane seja um martirio e cada dia em Quelimane seja um sonho inadiavel! Quelimane sim, apesar do esquecimento a que foi votado continua a ser a minha musa inspiradora!


E deixem-me abracar o meu irmao muzungu Eduardo White pelo excelente artigo sobre a Praia de Zalala publicado na revista Indico das nossas Linhas aereas de Mocambique!

Continuo a sonhar com o dia em que teremos voos directos de Johannesburg, Blantyre, Gorongosa para Quelimane!



Um abraco de Berlim onde vim 'vender' Mocambique, a Zambezia, Quelimane e porque nao a linda mas esquecida Praia de Zalala/Supinho na Feira Internacional de Turismo de Berlim!
Um abraco,

MA