Monday 29 March 2010

ADEUS MANO MAGAIA!

Foi com profunda dor e consternacao que recebi a noticia do desaparecimento fisico de Albino Magaia! Amigo e intelectual de craveira!

Conheci Albino Magaia na SNJ, na altura ONP pela mao do actual Embaixador mocambicano na Russia, Bernardo Cherinda. Andava eu na altura nas lides do associativismo estudantil. Calmo, atencioso e sempre disposto a uma troca de palavras com os mais novos, cedo cativou a minha atencao. Atraves de amigos soube da sua predileccao pelas letras, assunto que cativava a ambos e foi motivo de muita conversa e porque nao de muita aprendizagem, claro da minha parte!

Teve uma historia digna de realce no jornalismo mocambicano, com obras como Malungate, Yo mabalane e Assim no tempo derrubado, para alem de uma participacao de alguma forma controversa na epopeia da luta armada de libertacao nacional. Este capitulo da sua vida e o menos desvendado, oxala um dia o venha a ser para que possamos guardar uma memoria indelevel deste compatriota, amigo, e por que nao educador de uma geracao que nao teve o privilegio de passar pelos desafios que a libertacao da patria colocaram muitos mocambicanos.

Paz a sua alma,

Ate sempre amigo e irmao,

Manuel de Araujo

1 comment:

Anonymous said...

Adeus, meu irmao 'adoptado'.
Que as suas obras sejam fonte de inspiracao para os mais jovens.
Mocambique ficou mais pobre com a tua partida.
Maria Helena