Thursday 11 February 2010

Daviz Simango exonera membros da Comissão política do MDM



Quinta, 11 Fevereiro 2010 08:52 Redacção .Desde a semana passada

Ainda não se sabe para quando fica a constituição da nova Comissão Política. Sabe-se, contudo, que mais de 50 por cento dos antigos membros poderão renovar o cargo.
O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) está sem Comissão Política há cerca de uma semana, pelo facto de a mesma ter sido dissolvida, facto que acontece 11 meses após a Assembleia Constitutiva do MDM, que teve lugar na cidade da Beira, nos princípios de Março do ano passado.

O presidente daquela formação política, Daviz Simango, alegou a necessidade de imprimir uma nova dinâmica nos órgãos do partido, com vista à necessidade da sua restruturação e para corresponder aos desafios de implementação do partido a todos os níveis, segundo um documento distribuído por cada um dos 10 membros da Comissão Política.

Todavia, fontes do partido revelaram que esta medida está a criar um descontentamento generalizado e a vários níveis, no seio do partido, com alguns membros do “Galo” a dizer que Daviz Simango é “clone” de Afonso Dhlakama ao dissolver um órgão importante do partido.

DAVIZ SIMANGO RIDICULARIZA QUEIXAS DE MEMBROS

Reagindo às reclamações dos membros do seu partido, o presidente do MDM, Daviz Simango, disse que estas alegações não passam de boatos e são típicas de um membro com uma visão política estacionária.

“Estas pessoas não analisam o passado e o presente para traçar o futuro. Criámos o MDM num certo momento. Crescemos até conseguirmos assentos na Assembleia da República e agora temos outros horizontes. É daí que torna necessário imprimir uma nova dinâmica nos órgãos do partido, disse Simango.

Daviz Simango entende ser importante que os membros variem de funções. “Atenção que não estou a dizer que a Comissão Política dissolvida já não serve. Não. Refiro-me à necessidade de injectar novas ideias no partido”, concluiu Simango.

50% DOS MEMBROS PODEM RENOVAR

Não se sabe para quando a constituição da nova Comissão Política. Contudo, as nossas fontes garantiram-nos que mais de 50 por cento dos antigos membros da Comissão Política poderão fazer parte da nova.

DELEGAÇÃO PROVÍNCIAL DE MANICA SEM LIDERANÇA

As remodelações a nível do MDM atingiram também a província de Manica. Umberto Escova, que até ao princípio deste mês era delegado provincial do “Galo” em Manica, foi afastado das suas funções por alegados desentendimentos com vários órgãos de base daquele partido, naquele ponto do país.

Assim, a liderança do partido decidiu criar uma comissão para gerir os destinos do MDM naquela província, até ao momento da constituição do novo Conselho Provincial. Neste momento, Elisa Madirige, Manuel de Sopusa, Cardoso Saíde e Domingas Sequere estão à frente daquela formação política em Manica.