Monday 22 February 2010

Um milhão e meio de dólares para a sociedade civil

Sexta, 19 Fevereiro 2010. O Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil (MASC) disponibilizou, no ano passado, cerca de um milhão e quinhentos mil dólares americanos para projectos de monitoria e advocacia na área da governação, desenvolvidos por diversas Organizações da Sociedade Civil (OSC). Ainda no mesmo período, 50 OSC beneficiaram do programa do MASC de desenvolvimento de capacidades. Os dados foram avançados ontem, em Maputo, durante uma reunião entre o MASC e OSC, que tinha como objectivo discutir o desempenho do MASC, no ano de 2009, e o seu plano de actividades de 2010.

Os participantes manifestaram a vontade de continuar a trabalhar com o MASC e vincaram a necessidade deste organismo acelerar as reformas em curso, em particular na melhoria do acesso aos fundos, através da simplificação do processo de candidaturas e da revisão do processo inerente à primeira avaliação de propostas. No entanto, a melhoria do acesso não se pode fazer em detrimento de algumas regras que as OSC devem respeitar, pois, segundo um dos participantes, “não faz sentido que as OSC exijam apenas de outros uma boa governação e não apliquem o mesmo princípio na sua actuação interna.

Na sua intervenção, João Pereira, director do MASC, referiu-se à necessidade de as OSC ultrapassarem rivalidades que ainda persistem e que as impedem, algumas vezes, de partilharem informação e trabalharem de forma coordenada.
O PAIS 22.02.10