Saturday 6 February 2010

Sonono Khoza :Zuma em nova polémica sobre relações extraconjugais



O PRESIDENTE sul-africano, Jacob Zuma, encontra-se, mais uma vez, envolvido em polémica ligada à sua conduta, tendo na sequência sido acusado pelo maior partido da oposição na África do Sul, a Aliança Democrática (AD), de contradizer a mensagem do Governo na área da prevenção contra o HIV/SIDA através das suas próprias acções.


Segundo a Imprensa sul-africana de domingo e ontem, a AD acusou Zuma, em comunicado, de ter sido pai em Outubro do ano passado de uma menina nascida fora do casamento.

A alegada amante do presidente, Sonono Khoza, ainda não comentou a notícia publicada na primeira página do jornal sul “Sunday Times”. Até ao fim da tarde de ontem nem Zuma nem o seu partido, o ANC, quiseram igualmente pronunciar-se.

Entretanto, o presidente do Congresso do Povo (COPE, dissidência do ANC), Mosiuoa Lekota, acusou Jacob Zuma de assumir um comportamento irresponsável tendo um filho fora das suas relações conjugais, afirmando que tal era inaceitável num país com as mais altas taxas de seroprevalência no mundo.

Num comunicado, Lekota afirma que Zuma tem sido por muito tempo um mau exemplo para a sociedade sul-africana.

“As últimas revelações, logo após o seu quinto casamento, fazendo referência a um filho fora das suas relações oficiais, são um escândalo”, disse Lekota.

“O seu uso continuado das tradições africanas como justificativa não é mais aceitável. Poligamia não é promiscuidade e seu comportamento não é aceitável diante das circunstâncias. Está claro que o presidente não vê nada de errado com este tipo de comportamento, mas certamente não constitui a melhor forma de demonstrar a nossa juventude como se comportar. A sociedade sul-africana deverá fazer-se ouvir e exortar o presidente Zuma a comportar-se como Presidente e não um gigolo,” disse Lekota.

No início do ano Zuma casou-se pela quinta vez e apesar de rumores sugerirem que seja pai de pelo menos 20 filhos, o estadista sul-africano sempre declinou confirmar o número exacto.

Apoiantes de Zuma insistem que se trata de um assunto privado, mas mesmo que a história seja confirmada, não seria a primeira vez que o presidente contradizia a política governamental anti-HIV.

Na África do Sul existem pelo menos 5,7 milhões de infectados pelo HIV/SIDA e cerca de mil pessoas morrem diariamente da pandemia.
Terça-Feira, 2 de Fevereiro de 2010. In Notícias

2 comments:

Fijamo said...

Infelizmente Nao era este Zuma Que CUNHADO MADIBA Almejava Quando Decidiu apoiar na campanha das eleicoes sul africanas,,,

PS:. Quelimane vive um carnaval atipico, onde a nudez, a tradicao e o costume se CONVERGEM! A festa do Samba ficou para o INGLES NAO VER!

Meia duzia de folioes de palmo e meio improvisados sedentos de patrocinio (as operadoras tradicionais patrocinadoras deste evento fecharam a torneira (CAUSAS?)- DESACREDITARAM o evento?)

Ja entao os amigos do alheio desfilam a sua classe tendo os TELEMOVEIS como o instrumento mais cobicado!

- Oh Pio,,, a Quanto Obrigas!!!!

Anonymous said...

Jacob Zuma e uma vergonha para todos Lideres Mundiais!

E um exemplo a nao seguir!

PS>
o Pio e alguem a nao falar, nao existe...