Thursday, 18 February 2010

Província de Sofala prevê bolsa de fome,(In O pais on line)

Para este ano

A província central de Sofala poderá registar bolsas de fome este ano, caso até Junho próximo não haja queda de chuvas, revelou ontem o substituto do director provincial das actividades económicas do distrito de Nhamatanda, Camilo Zombulane.
Este facto ocorre porque durante os meses de Novembro e Dezembro passados houve escassez de chuvas naquele ponto do país.

Esta situação, no entender da fonte, poderá inevitavelmente contribuir para que as previsões da campanha agrícola passada não sejam alcançadas.

Aliás, Zombulane afirma, sem ressalvas, que a primeira campanha agrícola já está perdida.

“Cerca de 22 500 famílias, o que corresponde a 75 por cento do nosso universo populacional, foram afectadas. 24 768 hectares de cereais e 10 519 de tubérculos foram perdidos. Caso não chova até próximo mês de Junho, Sofala terá bolsas de fome”, considera a fome.

Neste momento, a província de Sofala está a ser fustigada por uma estiagem sem precedentes.

A fonte apela às populações circunvizinhas para que se solidarizem na medida em que a chuva não cai naquela zona.

Por seu turno, Maurício Vieira, governador de Sofala, disse naquele distrito que “Vamos trabalhar para combater a pobreza. É só trabalhando é que vamos vencer a fome”, afiançou Vieira. Refira-se que os afectados aguardam pelo plano de contigência que já foi elaborado a nível da província.

Global Segurança paralisa actividades

Trabalhadores da Global Segurança, na cidade de Maputo, paralisaram ontem as suas actividades para forçar a direcção daquela empresa a pagar dois meses de salário em atraso.

A massa laboral diz que esta situação a coloca em conflito com os proprietários das residências onde os mesmos morram, dado que a maioria vivem em casas arrendadas.

Os mesmos revelaram que situações de género são frequentes, daí que os conflitos entre as partes estão tornando-se crónicos.

Por seu turno, a direcção da Global Segurança recusou-se a prestar qualquer declaração sobre o assunto, tendo, na ocasião, prometido fazer em momento oportuno.