Tuesday 23 February 2010

Cólera mata e leva a revoltas populares em Nampula e Zambézia

• Manica regista primeiros casos este ano

Maputo (Canalmoz) – Em Nampula (Moma) e Zambézia (Pebane) voltaram a verificar-se levantamentos populares muito violentos contra instalações de Saúde pública provocando destruições de elevado prejuízo. Desconhecem-se por enquanto pormenores. Enquanto isso, na província de Manica foram já registados os primeiros casos de cólera este ano.
As manifestações violentas que estão a ocorrer no Norte, nas províncias de Nampula e Zambézia, são empreendidas pela população revoltada contra as mortes suscitadas pelo vírus da cólera.
Fazem-no por manifesta ignorância sobre as verdadeiras causas da doença, como disse ontem à TVM o ministro da Saúde.
Ivo Garrido refere, entretanto, que as causas dos levantamentos populares estão a ser melhor analisadas pelo Governo.
Sabe-se, contudo, que as populações agem assim porque se espalhou a ideia de que é o pessoal de Saúde que está a disseminar o vírus da doença. Enquanto isso o índice de mortalidade por cólera é já superior a 2% dos infectados, como reconheceu ontem à noite, em entrevista à TVM, o ministro da Saúde. O ministro salienta que a mortalidade está muito acima do que tem sido registado no País.
Entretanto na província de Manica foram registados já os primeiros casos de cólera nos distritos de Machaze, a sul da província, e na cidade de Chimoio como acaba de anunciar a médica-chefe da província, Marília Puga.
A médica chefe de Manica prestou esta informação na apresentação do informe do Governo, na primeira reunião multi-sectorial que teve lugar na direcção provincial da Saúde de Manica.
Estes casos de cólera em Manica registam-se numa altura em que o sector da Saúde está a efectuar uma campanha de análises da qualidade das águas consumidas pela população.
A médica-chefe de Manica alerta que o consumo da água imprópria pode ser um dos factores causadores da cólera, pois, segundo ela, a maior parte da população de Manica consome água não tratada.
As autoridades sanitárias de Manica destacam os distritos do Norte da província como sendo os que maior risco apresentam de surto de cólera, nomeadamente os distritos de Macossa, Guro e Tambara. Para além da cólera, nestes distritos é frequente o surto de doenças diarreicas e outras relacionadas com falta de higiene.
A nível da província da Manica, a cólera já afectou mais de duas mil pessoas, durante o ano de 2009, tendo causado centenas de mortes, umas registadas e outras não registadas pelas autoridades da Saúde.

(José Jeco)