Tuesday 12 January 2010

Rebeldia Zambeziana?-Sera o fim de Afonso Dhlakama?

Hoje assistimos a tomada de posse de 210 dos 250 deputados da AR. Um evento cheio de cor, alegria, pompa e circunstancia! Tres notas marcaram o evento: a eleicao de Veronica Macamo ao prestigioso cargo de Presidente da AR, passando assim a ser a primeira mulher a assumir tal cargo em Mocambique! A tomada de posse dos deputados do MDM, sendo assim oficialmente a terceira forca politica e a tomada de posse dos deputados do circulo eleitoral da Zambezia, eleitos pela lista da Renamo! Com a eleicao de Veronica Macamo, fecha-se o circuito e confirma-se assim a hegemonia do sul nos orgaos de decisao politica e de soberania, a contar o Executivo (chefiado por Armando Guebuza), o judicial (chefiado por Ozias Pondja), o Administrativo (chefiado por Machatine Munguambe) e o Constitucional (chefiado por Luis Mondlane).

Foram sem margem de duvidas momentos emotivos, empolgantes da nossa historia! Ver o passar de testemunhos, ver a tomada de posse da primeira legislatura com um partido detendo a maioria qualificada, assistir a entrada da terceira forca no parlamento, ver o 'insubstituivel', paciente e didactico Presidente Mulembwe fora da habitual cadeira presidencial! Foi emotivo ver a nova geracao assumir as redeas da casa do povo!

Dos tres pontos, o que me marcou nesta sessao inaugural, foi aquilo que muitos nao viram ou nao perceberam! A rebeliao silenciosa do circulo elitoral da Zambezia!

Ao que parece, os 16 deputados eleitos por este circulo 'mandaram passear' Afonso Dhlakama e a sua revelia tomaram posse! O aviso a navegacao fora dado aquando da tomada de posse dos membros da assembleia provincial na Zambezia. Note-se que tres membros da assembleia provincial de Maputo tambem tomaram posse e Fernando Mazanga, porta-voz da Renamo afirmou aos media que eles resignariam! Os membros da assembleia provincial eleitos pelo distrito do Gurue tomaram posse, desafiando deste modo as ordens de Dhlakama!
O que tera ditado a emergencia desta rebeldia silenciosa? Sera um acto isolado ou teremos mais desenvolvimentos nos proximos dias?

Ora esta atitude, aparentemente inocente podera fazer correr muita tinta, pois na cerimonia de tomada de posse estiveram figuras de peso, tais como o Chefe do Gabinete Eleitoral da Renamo, e membro do Conselho Nacional, deputado Luis Gouveia, o ex-vice-presidente da AR e ultimo Chefe da bancada da RUE, Viana Magalhaes, o ex-Vice-Presidente da AR na V Legislatura, ex-Presidente da Comissao de Relacoes Internacionais na IV e VI legislaturas, e membro do Conselho Nacional, Leopoldo Ernesto, o ex-porta-voz da Bancada da RUE na ultima legislatura e actual membro da Comissao Politica da Renamo, Jose Manteigas entre outros!!

Desautorizado, encurralado, humilhado e isolado em Nampula, como reagira Dhlakama a este desafio a sua autoridade?

A nosso Dhlakama meteu-se num beco sem saido ao anunciar publicamente que nenhum deputado da Renamo tomaria posse!

Perante a situacao Dhlakama tem muito poucas opcoes de sair deste imbronglio sem se chamuscar.

Dhlakama podera entre outras engolir em seco o sapo e a humilhacao zambeziana, permitindo assim que os restantes deputados tomem posse antes da convocacao da sessao extraordinaria que elegera os vice-presidentes, os membros da Comissao permanente, os membros das comissoes bem como os presidentes, e relatores das comissoes especializadas da AR. Esta opcao permitiria que Dhlakama podesse influenciar a eleicao do segundo vice-presidente e o chefe da bancada do seu partido.

A segunda opcao para Dhlakama, seria manter o orgulho ferido e mandar resignar os deputados que tomaram posse, correndo o risco quase certo de mais uma vez ser humilhado, isolado e desobedecido;

A terceira opcao, seria manter o boicote, e ver um a um, seus deputados a tomarem posse pela porta de cavalo, piorando a sua situacao de 'lider' isolado e encurralado, sem visao nem estrategia.

Por ultimo, Dhlakama pode ainda sonhar em voltar a Maringue, optando pela estrategia de auto-flagelacao e suicidio Savimbiano!

Esta revolucao silenciosa zambeziana, podera ser nao o principio, mas o meio do fim de um lider! Sim o meio, pois o principio do fim do lider ha muito que se verificou!

As proximas horas serao cruciais, pois da reaccao de Dhlakama poderao advir consequencias e desenvolvimentos interessantes!

Um abraco,

MA

5 comments:

Maquiti said...

Grande reflexão!

Estas de parabens como sempre,



M

Anonymous said...

"Agua mole em pedra dura, tanto bate ate que fura" (...)

Agrademos.... Ainda teem 29 dias dias para provarem a tal rebeldia (...)

Abracos de Fijamo - Quelimane (...)

Reflectindo said...

Alguma coisa intrigante quanto a Afonso Dhlakama.

Quanto aos deputados, acho ter sido uma boa posicao. Se ele nao quisesse que tomassem pose, teria reunido com todos eles para maa discussao

Anonymous said...

Fechou-se o círculo sem dúvidas. Dhlakama um dos culpados

By: Mobana said...

É pena é assim que a RENAMO vai terminar, lutou pela democracia que já vislumbra mas o partido sofre de grave enfermidade que se chama autoritarismo dhlakamaniano.

By MOBANA