Wednesday 27 January 2010

A Opinia de Antonio de Almeida

Itai Meque desconfiança para uns, esperança para outros?

António de Almeida

Foi ontem dia 25 de janeiro de 2010, empossado o novo governador da província da Zambézia, Itai Meque, que na ocasião apelou ao povo para colaborar nas actividades que possam desenvolver a província central da Zambézia.
A cerimónia que teve lugar no pavilhão do Sport Quelimane e Benfica, foi assistida por mais de 1000 pessoas, entre membros do governo e a população em geral, num ambiente de festa e de alegria mas também de muitas dúvidas.
Para mostrar que está disposto a trabalhar com o povo, Meque disse que 'não é um dirigente de burocracias e que ninguém se podia preocupar em marcar audiências por isso mesmo, deixou ficar ao público o seu número de celular dizendo que o podiam contactar a qualquer hora e momento'.
Este comportamento do novo governador da Zambézia, foi visto por alguns populares, como sendo mais uma 'fífia' dos dirigentes para ganhar confiança da população e que no final das contas nada fazem para o bem do povo.
Para outros, essa atitude pode vir a resultar em positiva, porque vai fazer com que os corruptos sejam apanhados com a 'boca na botija', passe a expressão.
Académicos que falaram a reportagem da VOA, esperam encontrar no novo governador um grande plano de trabalhos onde se definam metas e que as mesmas possam ser alcançadas, enquanto alguns jornalistas afirmam categoricamente que em todos estes anos a província da Zambézia decresceu significativamente em todas as áreas, principalmente no que diz respeito ao crescimento económico da província.
A titulo de exemplo, os escribas relembraram a fabrica de processamento da castanha de caju em Namacurra, que apenas sobrou o esqueleto da obra que a muito foi enterrada pelo governo, as chazeiras do distrito do Gurué, Milange. Os nossos interlocutores foram mais longe ao recordar as extintas companhias da Zambézia e Boror bem como a Efripel, um entreposto frigorífico que também já existiu em Quelimane.
Tudo isso, ,para os jornalistas da Zambézia, que economicamente a província caiu por falta de mercado de emprego.
A nossa reportagem também ouviu de um jovem escritor, Cadango Dallas, que a Zambézia já não é a mesma de sempre com a beleza natural que o mundo desfrutava noutras épocas.
O jovem escritor revelou-nos que está mais agastado com as obras da estrada nacional nº 1 que liga Mocuba a província de Nampula.
De recordar que o troço por reparar é entre Mocuba e o distrito de Ile e já está a mais de cinco anos e nada se fala sobre o assunto.

No comments: