Wednesday 27 January 2010

Kenmare Resources quer dobrar produção de areias pesadas em Moma

Pretória (Canalmoz) - A Kenmare Resources pretende duplicar para 700 mil toneladas a produção de areias pesadas em Moma, na província de Nampula. Em declarações à Reuters, o director executivo da empresa, Michael Carvill, adiantou que o mercado de titânio irá registar uma quebra no fornecimento a partir de 2011 pelo que a Kenmare pretende aumentar a sua produção em Moçambique a fim de satisfazer a procura.
A empresa, segundo Carvill, está presentemente a ponderar uma nova expansão, uma vez que se verifica uma procura forte a que é necessário associar o facto de algumas minas estarem a ficar esgotadas, o que diminuirá o fornecimento de titânio com o consequente aumento dos preços.
"Os preços vão começar a subir este ano e a partir de 2011/2012 a procura vai começar a ser superior à oferta", garantiu Carvill, para acrescentar que estas afirmações "são consubstanciadas pelas questões que os nossos clientes já estão a colocar".
A Kenmare Resources passou a operar de forma rentável em Moma no mês de Maio de 2009, e quando a exploração atingir o seu máximo deverá produzir 800 mil toneladas por ano de ilmenite, 47 mil toneladas de zircão e 18 mil de rutílio, o equivalente a cerca de 7 por cento da produção mundial.
A Kenmare Resources está cotada nas bolsas de valores da Irlanda e de Londres e o seu principal activo é a mina de titânio de Moma, em Moçambique.

(Redacção / macauhub)

No comments: