Friday 8 January 2010

Contrariando Dhlakama: elementos da Renamo empossados na Zambézia

TRÊS membros da Assembleia Provincial da Zambézia, dos 31 eleitos pela Renamo, foram investidos ontem em Quelimane como membros daquele órgão, contrariando as instruções dadas pelo líder do partido, Afonso Dhlakama, no sentido de não se fazerem presentes ao acto de investidura.
Maputo, Quarta-Feira, 6 de Janeiro de 2010:: Notícias
Os investidos justificaram a sua posição com o respeito aos cidadãos que depositaram o seu voto nas eleições de 28 de Outubro do ano passado, bem assim pela democracia e o exercício da cidadania.

Um dos empossados conhecido apenas pelo nome de Anselmo, disse a jornalistas que a decisão de posse foi tomada à revelia da liderança da Renamo, explicando que o que ditou tal decisão foi também o respeito e obediência aos órgãos de soberania nacional, bem como para corresponder à expectativa dos seus eleitores.

A postura assumida pelos membros da oposição investidos foi louvada tanto pelo Governador da Zambézia, Carvalho Muária, quanto pelo representante do Executivo naquele acto, o Ministro dos Pescas, Cadmiel Muthemba.

Muthemba disse que os três membros investidos demonstraram um grande cometimento para com o exercício da cidadania e o desenvolvimento da democracia no país.

Tomou igualmente posse o único deputado do PDD eleito pelo círculo eleitoral de Namarrói.

Assim, a primeira Assembleia Provincial multipartidária da Zambézia terá 90 deputados, dos quais 58 da Frelimo, 31 da Renamo e um para o Partido Para paz, Democracia e Desenvolvimento (PDD). Após a assinatura do auto de tomada de posse, a primeira sessão do órgão elegeu João Catema Chacuamba, professor de carreira, para Presidente do órgão, tendo como vice-presidente Maria Gracinda Manuel.

JOCAS ACHAR

No comments: