Friday 11 December 2009

DE NHAFUBA A COPENHAGA ( Sera o turismo de facto prioridade nacional?

Esta foi uma daquelas semanas memoraveis, que indelevelmente ficarao registadas! Decidi passar alguns dias na cidade que me viu nascer, Quelimane nao so para matar saudades, mas tambem e porque nao essencialmente para me inteirar da evolucao do projecto Zalala Beach Lodge e Safaris! A ideia original era sair de Quelimane na Sexta feira. (In)felizmente, os meus colegas do CEMO haviam agendado uma palestra com a Directora Geral do Instituto para a Promocao de Pequenas e Medias Empresas, no hotel VIP, para as 15.30 de Sexta feira. A essa altura o voo da LAM ja estaria a aterrar em Quelimane. Como as leis da fisica nao nos permitem estar em dois locais diferentes, ao mesmo tempo, tive que optar. Passaria a Sexta feira em Maputo e apanharia o voo do Sabado para Quelimane!

Acto continuo embarquei no voo da LAM cerca das 13.00 do Sabado e duas horas depois desembarcava na Cidade de Quelimane num dia chuvoso! E para quem conhece Quelimane, ou melhor as esburracadas ruas da ex-Cidade de Quelimane, que uma vez foram avenidas, visitar Quelimane em dias chuvosos e 'obra de Deus'!

Chegado a Quelimane, nao me rogado! Pus-me ao volante e em menos de 45 minutos estava em Zalala! A estrada 'fio-dentalizada' Quelimane-Zalala estava relativamente em melhores condicoes se comparada com a minha ultima visita em Outubro de 2009! Devido ao agora famoso 'Festival de Zalala', algumas benfeitorias haviam sido feitas nas partes mais criticas do troco, o que diminuia sobremaneira o sofrimento dos trauseantes! O criticos trocos Dona-Ana-Varampani, Maquival-Mugogoda e Mugogoda-Pente encontra-se num estado relativamente transitavel!

Ao contrario da estrada Quelimane-Zalala, asfaltada nos anos 1970, o troco Zalala-Supinho, em terra batida, encontra-se em avancado estado de degradacao! Apelos aos governos distritais, provinciais e nacional parecem terem caido, pelo menos ate agora, em ouvidos moucos! Oxala, os fazedores do Novo Plano Quinquenal do Governo 2010-2015, do Plano Economico e Social 2010, e do Provincial e Distrital 2010 nao se tenham esquecido deste troco vital para a relancamento do turismo na Zambezia! Caso nao se lembrem deste troco, quem sabe se nao seria altura para a devolucao da Praia de Zalala ao Municipio de Quelimane?

Dizia eu que ao contrario das melhorias no troco Quelimane-Zalala de 45 quilometros, que agora se pode fazer em 30 a 40 minutos, o troco Zalala-Supinho de 12 quilometros, nao pode ser feito em menos de 45 minutos! Isto apesar de os principais instrumentos de governacao do pais afirnmarem de viva voz que a promocao do 'turismo e prioridade nacional'! Ou como diria o meu amigo Yok Chan, no debate sobre a 'Promocao de Pequenas e Medias Empresas', 'o problema deste pais e que tudo e prioridade, nao se sabendo qual das prioridades e de facto prioridade!


Para nao vos cansar, pararei por aqui. Mais tarde falarei das peripecias da viagem as 'aguas quentes de Nhafuba' a cerca de 100 quilometros de Cidade de Quelimane, e que e feita nas actuais condicoes, em nao menos de 4 horas! E diga-se de passagem, com dois homens munidos de machados e catanas para retirar troncos e arvores tombados e que repousam eternamente na estrada!

Um abraco Copenhageano!

Manuel de Araujo

No comments: