Friday 11 December 2009

Centro de Estudos Moçambicanos e Internacionais

Av. Patrice Lumumba, n.º 1154, Caixa Postal 1092, telefone N.º + 258 21 301522, E-Email:cemode@teledata.mz, Maputo-Moçambique

Resumo de Noticias, 11 de Dezembro de 2009 – Português


GOVERNAÇÃO, DEMOCRACIA E CORRUPÇÃO



Chissano Conselheiro da Fundação Bill Gate

O antigo Presidente da República, Joaquim Chissano, acaba de ser nomeado conselheiro da Fundação para o Desenvolvimento Global Bill e Melinda Gate, revelou quarta-feira última a fundação, em comunicado de imprensa divulgado em Seattle, a sede desta agremiação criada pelo multimilionário norte-americano, Bill Gate e sua esposa, Melinda Gate. De acordo com o comunicado, a escolha de Joaquim Chissano baseou-se na sua liderança política mundialmente aplaudida e nos ganhos que trouxe ao seu povo e à comunidade internacional, e que já lhe valeram vários prémios, destacando-se o que lhe foi outorgado pela Fundação Mo Ibrahim. (http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/932515)



Persiste medo para denunciar a corrupção - Governador da Zambézia

O Governador da Zambézia, Carvalho Muária, reconhece que muitos cidadãos têm medo de denunciar casos de corrupção, considerando que essa atitude não ajuda a combater um mal que constitui um entrave ao desenvolvimento. Para aquele dirigente, muitos projectos e ajudas que o país tem ou recebe para estimular o desenvolvimento nacional, não surtem os efeitos desejados por causa do fenómeno, tendo por isso apelado a todos os segmentos sociais para um maior cometimento e coragem para combater o mal. (http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/932489).



Sobre as manifestações: Mabote adverte Dhlakama

O presidente do Partido Trabalhista (PT), Miguel Mabote, adverte o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, sobre as consequências das manifestações que pretende levar a cabo no país, afirmando que as mesmas poderão descambar em banho de sangue. Não obstante esta advertência, Mabote acredita que as manifestações terão pouca ou quase nula aderência pois, a população está ainda com marcas da guerra dos 16 anos e ainda com tristes recordações dos cenários de Montepuez e Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado. (http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/932516).



ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO



Empresas de Moçambique já se podem candidatar ao Projecto de Apoio à Competitividade Empresarial

Um projecto de apoio à competitividade e desenvolvimento do sector privado em Moçambique, especialmente pequenas e médias empresas, financiado pelo Banco Mundial e pela Irlanda, foi quarta-feira oficialmente lançado em Maputo. O Projecto está avaliado em 26.62 milhões de dólares. O projecto visa contribui para a redução da pobreza através da elevação do sector privado como gerador de emprego.

(http://www.clubofmozambique.com/pt/sectionnews.php?secao=economia&id=14802&tipo=one)





Conclusão da Linha de Sena enfrenta muitos entraves

As obras de reconstrução da Linha de Sena estão a enfrentar imensas dificuldades já na sua recta final, devido à falta de travessas de betão armado e aos atrasos frequentes na chegada de comboios de serviço nos locais de trabalho. Com consequência, a obra decorre num ritmo muito mau chegando mesmo ao ponto de os trabalhadores passarem alguns dias sem laborar por falta de material, tal como aconteceu na passada segunda-feira. De realçar que está situação está a acontecer quando faltam apenas 32Km para a conclusão do projecto. (http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2009/12/conclus%C3%A3o-da-linha-de-sena-enfrenta-muitos-entraves.html).



Estados Unidos anunciam programas de apoio as províncias da Zambézia e Nampula

A Embaixada dos Estados Unidos da América em Moçambique anunciou em Maputo o lançamento de dois programas de desenvolvimento na Zambézia e em Nampula num investimento de 50 milhões de dólares a ser usado durante cinco anos em cada uma das províncias. Trata-se do SCIP (Fortalecendo Comunidades através da Programação Integrada) que visam proporcionar serviços integrados de saúde, HIV/SIDA, empresas rurais, saneamento do meio e higiene, entre outros serviços às comunidades através de parcerias entre os beneficiários de concessões do Governo norte-americano. (http://www.rm.co.mz/).



Exportações rendem 310 milhões de dólares em Sofala

As receitas resultantes de exportação de diversos produtos a partir da província de Sofala, no centro de Moçambique, atingiram 309.957.03 dólares norte-americanos. Só no primeiro semestre de 2009, Sofala colocou no mercado externo produtos no valor de 276.643.89 dólares, que vieram acrescer-se a outros 33.313.14 dólares do terceiro trimestre do ano. Os produtos mais exportados foram a farinha de trigo e de milho, camarão, o algodão, madeira serrada, cimento hidráulico, semente de algodão e sêmea de trigo.

(http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/932461).



DIREITOS HUMANOS, JUSTIÇA E LEGALIDADE



Confirmado que AdM continuou a pagar obras na Escola da Frelimo mesmo depois da prisão de Cambaza

Maria João Coito, ex-PCA da SMS e administradora do dos AdM da área comercial alega que acatou ordens “verbais” e “ilegais” do PCA Diodino Cambaza. “Para salvaguardar a sua posição”. António Loureiro, ex-admnistrador do pelouro técnico dos AdM que substituiu interinamente o PCA, quando Diodino Cambaza foi preso, admitiu que continuou a efectuar pagamentos referentes a obras de reabilitação da Escola Central da Frelimo, pois “o compromisso já estava firmado”

(http://www.canalmoz.com/default.jsp?file=ver_artigo&nivel=1&id=6&idRec=6921)



Violação dos Direitos Humanos atingiu níveis extremos em Moçambique

Falando por ocasião da passagem do dia 10 de Dezembro, dia Internacional dos Direitos Humanos, Fernão Penda Penda, Coordenador do Gabinete de Educação Cívica e Informação da Liga dos Direitos Humanos (LDH), disse que a organização está preocupada com a contínua degradação das condições de segurança dos cidadãos, pois a acção policial está, cada vez mais, marcada por práticas de anarquia, indisciplina, corrupção e ausência total de ética profissional. Penda disse que se reportam em todo o país “episódios de detenções arbitrárias, interrogatórios nocturnos, ameaças dos agentes de Estado como o que aconteceu em Manica”. Ainda segundo ele, “é inquietante a apatia e indiferença dos órgãos de direito sobre estes desacatos”.

(http://www.canalmoz.com/default.jsp?file=ver_artigo&nivel=1&id=6&idRec=6919)




--
EQUIPA TÉCNICA
Constâncio Nguja – Tradução para Inglês
Delfina Dança e Constâncio Nguja– Democracia, Governação e Corrupção
Delfina Dança - Direitos Humanos, Justiça e Legalidade
Saite Júnior – Economia e Desenvolvimento
Saite Júnior e Delfina Dança - Edição
Raul Chambote – Director Executivo do CEMO

No comments: