Monday 21 December 2009

De Nhafuba a Copenhaga (II)

Na semana transacta prometi que nesta falaria da inesquecivel viagem de Quelimane a regiao das aguas quentes de Nhafuba! Um viagem de cerca de 100 kms mas que durou nada menos e nada mais do que quatro horas!

Porque meus pais me ensinaram que nao existe viagem facil, insisti que marcassemos o inicio da viagem para as 04.00 da manha! Meus colegas sugeriam que saissemos as 07.00! Tive que fazer um certo forcing para imp+or o horario das 04.00 pois a experiencia me ensina que em voagens desta natureza o melhor e partir o mais cedo possivel! E Quelimane, tem a vantagem de acordar mais cedo do que Maputo ou Beira! O sol, com a ganancia que lhe e habitual recusa se a adiar a sua visita, chegando quase invariavelmente cerca das 04.30 quando o segundo galo canto!

Como era de esperar, foi dificil pular da cama! Mas nao faltou a insitencia! O motorista, chegou trinta minutos depois da hora marcada e so saimos as 05.00!

A estrada Quelimane Licuari, de cerca de 40 quilometros esta uma pista! Esta pois de parabens a Administracao Nacional de Estradas (ANE).

Saidos da estrada principal, na zona da aldeia dos antigos combatentes inicia o verdadeiro martirio. os primeiros cinquenta quilometros sao faziveis, uma vez que os madeireiros a usam frequentemente. Mas depois e o Deus da ra! Para alem das lombas, buracos, lagoas a estrada encontrava'se ensopara e com dezenas de arvores tomabas! Dois dias antes chovera em Quelimane e Nicoadala ...

A meio do caminho tivemos que alugar dois jovens locais, que prontamente se fizeram ao carro com duas catanas e machados. E a medidad que avancavamos no terreno multiplicavam' se os troncos, arvores e arvores que teimavam em beijar o leito da estradas!

Acto continuo, desciamos doi carro e com golpes certeiros iamos devorando parte daquele arvoredo que teimava em fazer'se senhora da estrada!

e eis que quatro horas depois chegavamos ao magico localÇ As aguas quentes de Nhafuba! Mas isso e jja estoria para o proximo artigo!

Festas felizes!

Manuel de Araujo

No comments: