Sunday 13 December 2009

Cabo Verde único país seleccionado pelos EUA para segundo "compacto" do Millennium Challenge Corporation

Cabo Verde foi o único país seleccionado pelos Estados Unidos para o segundo compacto de apoio financeiro ao desenvolvimento do arquipélago, disse quinta-feira na Praia a embaixadora norte-americana em Cabo Verde.
Marianne Myles sublinhou que a decisão, tomada quarta-feira em Washington pela administração do Millenium Challenge Corporation (MCA), confere «grande credibilidade» pela transparência da acção governativa, facto que ficou «provado» pela execução quase total do primeiro pacote, no valor de 110 milhões de dólares, e que termina em 2010.
Segundo a diplomata norte-americana, o organismo de assistência pública internacional do governo dos Estados Unidos acabou por reconhecer o «esforço» do governo cabo-verdiano «na procura de um desenvolvimento sustentado, no quadro de Estado de Direito Democrático, da Boa Governação e dos Direitos Humanos».
Em declarações à agência noticiosa portuguesa Lusa, Marianne Myles adiantou que o novo compacto (o primeiro teve início em 2004) começará a ser analisado a partir de Janeiro de 2010, em Washington, realçando que Cabo Verde «cumpriu todos os requisitos» na execução do primeiro pacote.


Cabo Verde, acrescentou, acabou também por exceder as expectativas ao cumprir os 17 requisitos «economicamente mais exigentes» impostos pelo governo norte-americano para um país de rendimento médio, a que o arquipélago ascendeu em 2008.
«Apesar de estarem três países seleccionados, Cabo Verde é o único país a obter um segundo compacto. Isso diz muito. Cumpriu os objectivos com uma boa governação, alta transparência, baixa corrupção e grande respeito pelos Direitos Humanos», sublinhou.
Os projectos estão ligados à construção e reabilitação de infra-estruturas, ambiente, conservação dos solos, mobilização de água, agricultura, formação profissional em vários domínios, bem como às reformas a nível institucional e económico. macauhub – 11.12.2009

No comments: