Thursday 5 November 2009

A Opiniao de Zacarias Abdula


Andei meio distraido! So hoje vi este artigo publicado pelo Zacarias Abdula, no O Autarca e que com a devida venia o 'empresto'! Obrigado! MA

Reacção ao artigo de Manuel de Araújo "Sonhando com uma Kalashnikov no dia da PAZ!"
em Lisboa



Reacção ao artigo de Manuel de Araújo

Sonhando com uma Kalashnikov no dia da PAZ!

Caro Dr Manuel Araújo,

O assunto da bandeira nacional, fez-me avivar a memória, duma situação por mim vivida durante o UEFA CUP na Suiça (Basileia), em Junho/2008.

Tentando fazer publicidade gratuita a selecção dos "mambas" para o FIFA10-RSA, (camisola adquirida, durante os festejos do Centenário da Beira, em 2007), trajava a camisola da selecção moçambicana durante o almoço num local aprazível, a beira do Danúbio.

ZAfut1ZAfut2

Notei que num momento de descontracção, jovens adeptos suíços, apontavam o emblema da camisola, que é a bandeira moçambicana. Entretanto um dos adeptos, pergunta-me em alemão, se poderia tirar uma fotografia, porque é das poucas bandeiras que ostentam uma AK47, a espingarda dos soviéticos. E foi assim, algumas fotos, e algum tempo depois, debaixo de chuva copiosa, fui a caminho do estádio, para o Suiça-Portugal.

Eis nova surpresa, no intervalo do jogo, a minha imagem é passada duas vezes no écran do estádio, primeiro a minha figura, e a segunda, em zoom, a bandeira de Moçambique, pontificando a Kalashnikov, transmitida em directo para uma cadeia de TV asiática (de Tai Land/Viet Nam).

Passado um instante aparece um polícia suíço, e pede-me autorização, se poderia deslocar-me uns 20 metros, porque adeptos suíços queriam uma recordação-FOTO, em que todos diziam alto e bom som-INÉDITO E INACREDITÁVEL.

Tudo por causa da AK47- a famosa espingarda de assalto, usada em Moçambique, que por duas vezes revolucionaram e alteraram o sistema político em Moçambique -morte do colonialismo (TURRAS da Frelimo) e nascimento da democracia (BAs do Renamo).

É também de referir que nas últimas cheias do rio Zambeze, a CNN transmitiu de Chapokota (Baué)- Nhamaiabue-Mutarara, daí o Fareed Zacarias, nunca se ter esquecido, duma bandeira nos confins de Moçambique, com uma AK47.

Pertinente ou não, a AK47, faz parte da História dos JOVENS MOÇAMBICANOS, que por duas vezes, tiveram de recorrer a ela, por motivos políticos, e que ela faça parte ou não nos dias de hoje como RECORDAÇÃO do passado Histórico, é difícil de questionar!!...... Mas que ela serve de publicidade, isso sim!!!! Prende a atenção de qualquer ser humano dos 5/85 anos.

A substituir, sugeria a CANETA, porque essa, no Moçambique de hoje é IMPRESCINDÍVEL!!

Nomeia e demite o PAI DA NAÇÃO, ATRAVÉS DO VOTO (dentro de 20 dias A CANETA entra em acção)!!!

Pode continuar ou finalizar um ciclo, e também reescrever a História!!!

Ambas (Caneta e AK 47) têm o mesmo sentido político de vida para o povo moçambicano, dependendo de quem se beneficia dela!!_

O AUTARCA – 09.10.2009

Leia o artigo de Manuel Araújo aqui referido:
Sonhando com uma Kalashnikov no dia da PAZ!


Estava sentado com alguns amigos mocambicanos residentes em Manchester. a celebrar o dia da paz! Por milagre decidimos ver o que ia pelo mundo e sintonizamos a CNN! Qual nao foi o meu espanto! O conceituado analista americano e editor da Newsweek, Fareed Zacarias, apresentava o seu programa GPS na CNN. Depois de entrevistar o famoso juiz Goldstone, entrou em cena um documentario sobre a arma Kalashnikov que me interessou bastante, por duas razoes. A primeira porque se trata do dia da paz. A segunda porque, a menos de uma semana o Mano Duma, Custodio iniciou um debate no seu blog sobre a presenca na nossa bandeira de uma arma de fabrico russo, a famosa Kalashnikov!
No documentario do GPS, Fareed Zacarias apresentou o historial da arma, seu inventor, os paises onde ela circula e foi usada bem como o numero de vitimas! Um numero assustador!
O que me comoveu foi o facto de Fareed Zacarias ter apresentado a nossa bandeira, a bandeira do meu pais, como um exemplo da elevacao hipocritica de um instrumento mortal!
Nao nego o papel da Kalashnikov nas nossas lutas tanto pela independencia como pela democracia! Mas sera racional a manutencao da Kalashnikov na nossa bandeira? Somos o unico pais no mundo que ostenta uma arma estrangeira na sua bandeira! Sera que esse facto reforca a nossa auto-estima,a nossa mocambicanidade, como e muito bem nos exorta o nosso Chefe de Estado, Armando Emilio Guebuza?
Sem cargas politicas, ou paixoes partidarias, gostaria que reflectissemos sobre este assunto!
Um abraco patriotico,
MA

In http://manueldearaujo.blogspot.com/

No comments: