Monday 9 November 2009

Africanos devem ser donos do seu próprio desenvolvimento

– defende Director Executivo da FDC, Narciso Matos, num encontro sobre a sociedade civil na África do Sul

OS africanos devem imaginar um mundo africano não definido pelo Banco Mundial nem pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), mas que é proveniente da própria África. Esta é a posição defendida pelo director executivo da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), Narciso Matos, que considera essa medida como necessária para os africanos saírem da dependência externa e se tornarem nos agentes do seu próprio desenvolvimento.

Maputo, Terça-Feira, 10 de Novembro de 2009:: Notícias



Matos defendeu essa posição quando falava no encerramento da conferência “Energising Civil Society” realizada semana passada na vizinha África do Sul pelo “Inyathelo”, South African Institute for Advancement, uma organização sul-africana sem fins lucrativos.

Nesta conferência, o tema da filantropia levantou acesos debates, questionando- se sobre as relações entre os decisores e os beneficiários dos fundos, se a filantropia pode ser considerada como activismo ou simples gesso cobrindo feridas abertas com as desigualdades socioeconómicas.

Actualmente, a “indústria” de ajuda para a África movimenta cerca de 40 biliões de dólares anuais, estando as organizações humanitárias estrangeiras a desempenhar um papel significativo no continente.

Por exemplo, a Ford Foundation disponibilizou 9,785 donativos avaliados em 1,3 bilião de dólares desde 1953 até à actualidade.

Citado pela agência de notícias IPS, o académico moçambicano disse que a filantropia tem beneficiado a África sob forma de recursos financeiros e através da exposição de experiências em outras partes do mundo. Contudo, enquanto aprendem lições de outros continentes, os africanos devem fazer os seus próprios planos de desenvolvimento.

“Nós não podemos confiar na boavontade dos doadores externos”, sublinhou Matos, apontando a Educação como a condição para “ser os mestres do nosso próprio futuro”, sendo que, pelo contrário, o continente irá continuar exportador de matérias-primas e importador de produtos acabados.

Segundo o orador, a filantropia externa não só pode estimular a filantropia interna (que não é apenas necessária para mobilizar recursos), mas para fazer advocacia no sentido de reforçar a governação.

AIM

No comments: