Tuesday 10 November 2009

09 de Novembro 2009

Em varias capitais do mundo e nao so, dentre elas Berlin, Moscovo, Bruxelas, Rio de Janeiro, Johanesburg, Washington, academicos e activistas pro-democracia celebraram a passagem dos 20 anos do desmoronamento do 'Murro de Berlin, que marcou o inicio do fim do bloco socialista!

Em Washington, a Atlas Foundation convidou academicos e activistas pro-democracia de varios paises, incluindo o Zimbabwe, Mocambique, Guatemala, Quenia, Costa do Marfim, Brasil, Venezuela,Eslovakia, Egipto, Nicaragua, Africa do Sul, suecia, Nepal, Coreia do Sul, Peru, Bulgaria, Republica Checa, Croacia, Filipinas e outros para comemorar a efemeride!

Na ocasiao varios premios foram entregues a 'campeoes da democracia' provenientes do Zimbabwe, Quenia, Venezuela, Nepal, Filipinas, e Brasil. Os premeados distinguiram-se nas suas actividades em prol da promocao da democracia, promocao dos direitos humanos e economia do mercado nos seus paises.

A semana passada a chanceler alema, Angela Merkel agradeceu, numa sessao conjunta do Senado e Congresso americano, o apoio prestado pelos EUA no desmoronamento do Murro de Berlin e a consequente libertacao de milhares de cidadaos do jugo totalitarista.

Ontem na presenca de lideres europeus, Merkel agradeceu o papel fulcral que Mikail Gorbatchov desempenhou no evento, afirmando ' voce permitiu que este evento tivesse lugar'!

No comments: