Friday, 16 October 2009

Resumo de Noticias: 16 de Outubro de 2009

Centro de Estudos Moçambicanos e Internacionais

Av. Patrice Lumumba, nº 1154, Caixa postal 1092, telefax nº + 258 21 301522, E-mail- cemode@teledata.mz, Maputo - Moçambique.



Resumo de Noticias, 16 de Outubro de 2009 – Versão em Português



DEMOCRACIA, GOVERNAÇÃO E CORRUPÇÃO

Frelimo e MDM não justificaram fundos recebidos da CNE

A FRELIMO e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) ainda não justificaram a primeira prestação dos fundos que receberam da Comissão Nacional de Eleições (CNE). Em consequência disso, a CNE ainda não desembolsou os valores referentes a segunda parcela. Conforme os critérios de atribuição do financiamento da CNE, as duas ultima prestações só serão libertadas mediante a apresentação dos justificativos da primeira tranche. (O Pais. 16 de Outubro de 2009).



Mais de mil observadores acreditados para eleições deste mês

Ate ontem, foram acreditados 1046 observadores eleitorais para o dia 28. a informação foi avançada ontem, pelo director-geral do STAE, Felisberto Naife. Desse número de observadores, 972 são nacionais e 174 estrangeiros (111 da EU e 63 do PNUD) (O Pais. 16 Outubro de 2009)



Parlamento juvenil apresenta manifesto

O Parlamento Juvenil apresentou ontem o seu manifesto da juventude atinente às eleições gerais, multipartidárias e das assembleias provinciais a se realizarem no dia 28 do mês em curso. Trata-se de uma brochura que contém as principais linhas de orientação para a juventude e que insta os partidos políticos, coligações de partidos políticos e grupos de cidadãos proponentes a privilegiar aspectos juvenis nos seus manifestos eleitorais. O documento insta, igualmente, os órgãos eleitorais, nomeadamente a Comissão Nacional de Eleições (CNE) e o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) a pautarem pela transparência no exercício das suas atribuições. Na mesma esteira, aconselha os partidos políticos a não optarem pela violência nestas duas semanas do final da campanha eleitoral. (Noticias, 16 de Outubro de 2009 - http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/902270)



ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO

Produção aumenta mais de 10% na campanha agrícola 2009/2010

Segundo o Ministério da Agricultura, a produção da campanha agrícola 2009/2010 irá satisfazer as necessidades alimentares do País, prevendo-se que parte desta, nomeadamente, milho e feijões, seja exportada de forma informal e formal para diferentes Países. Estimativas indicam um incremento da produção de alimentos em cerca de 11 por cento para os cereais, quatro por cento para as leguminosas e oito por cento para mandioca. (Noticias, 16 de Outubro de 2009 - http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/902369)


Machanga ligado à rede nacional de energia eléctrica

A Vila-sede do distrito de Machanga, na província de Sofala, está desde a passada quarta-feira ligada à rede nacional de energia eléctrica. O fornecimento de energia é feito a partir de um gerador movido a gás natural, instalado na vila-sede de Nova Mambone, na província de Inhambane. Além da electrificação desta vila, a EDM procedeu ainda à ampliação da central a gás natural de Temane, melhorando, desta feita, a qualidade do fornecimento de energia eléctrica aos distritos de Vilankulo, Inhassoro e Nova Mambone. (Radio Moçambique, 15 de Outubro de 2009).


Cerca de 200 toneladas de soja são exportados a partir de Nampula

Segundo Moisés Raposo, gerente da Empresa de Comercialização de Insumos e Produtos Agrícolas de Nampula IKURU, o Reino da Noruega vai importar este ano cerca de 200 toneladas de soja, a partir da província de Nampula, avaliadas em 2.5 milhões de meticais. Para o efeito esta semana a IKURU vai rubricar um acordo com a União das Cooperativas da Noruega, KF, com prazo indefinido, visando a compra de soja produzida através de métodos orgânicos, ou seja que não envolve a aplicação de pesticidas. O acordo em referência prevê o fornecimento de sementes melhoradas de soja por parte da KF aos produtores que neste momento praticam e que mostram interesse em praticar aquela cultura. (Noticias, 16 de Outubro de 2009 - http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/902265)



Aeroportos de Moçambique reabilita aeródromo de Chimoio

A empresa Aeroportos de Moçambique vai investir cerca de 45.506.859MT em obras de melhoramento no aeródromo de Chimoio, na província de Manica. A iniciativa visa garantir o conforto e segurança das aeronaves e irá abranger as áreas de manobra do aeródromo. As obras, iniciarão em finais de Outubro corrente e decorrerão durante dois meses, incluem o melhoramento das condições superficiais do pavimento, nomeadamente a resselagem com lama asfáltica da pista, caminhos de circulação e placa de estacionamento, bem como o melhoramento do sistema de drenagem e reposição da pintura de sinalização diurna.

(Noticias, 16 de Outubro de 2009 - http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/902248)





DIREITOS HUMANOS, JUSTIÇA E LEGALIDADE

PRM recupera cofre com dinheiro da Saúde Mutarara

A polícia da República de Moçambique do distrital de Mutarara, na província de Tete, acaba de prender dois indivíduos na posse do cofre da Direcção Distrital de Saúde roubado na madrugada do passado dia 25 de Setembro último, com um valor monetário de 405.692,17 meticais. Os dois indivíduos foram denunciados por populares e ainda faltam outros dois ainda a monte, com outra parte do dinheiro. O montante destinava-se ao pagamento de salários atrasados dos meses de Junho a Setembro do corrente ano de alguns funcionários e subsídios para brigadistas envolvidos no programa de pulverização intradomiciliária para o combate ao mosquito. (Rádio Moçambique, 15 de Outubro de 2009)



Mais 10 detidos em conexão com roubo de cabos eléctricos em Manica

Dez indivíduos foram detidos pela Polícia da República de Moçambique na província de Manica na sequência de roubo de cabos eléctricos e derrube de postes que suportam as linhas de transporte de energia. Com a detenção destes indivíduos sobe para 17 o número de supostos ladrões de cabos eléctricos e derrube de postes detidos em menos de uma semana na província de Manica, em conexão com a sistemática vandalizarão de infra-estruturas eléctricas. Os primeiros sete indivíduos foram detidos nos meados da semana passada no distrito de Gondola e na cidade de Chimoio, indiciados de envolvimento na destronca, por meio de moto-serra, de quatro de um total de 85 postes derrubados nos últimos nove meses e roubo de 3900 metros de cabos eléctricos, de um total de 32 quilómetros roubados em Manica desde princípios deste ano. (Noticias, 16 de Outubro de 2009 http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/902364)



--
EQUIPA TÉCNICA
Constâncio Nguja – Tradução para Inglês
Delfina Dança e Constâncio Nguja– Democracia, Governação e Corrupção
Delfina Dança - Direitos Humanos, Justiça e Legalidade
Saite Júnior – Economia e Desenvolvimento
Saite Júnior e Delfina Dança - Edição
Celso Gusse – Director Executivo do CEMO

No comments: