O governo moçambicano anunciou a garantia de 500 milhões de dólares para a construção da nova linha.
O ministro moçambicano dos transportes, Paulo Zucula, disse que a nova linha-férrea que vai ligar as minas ricas em carvão do norte de Moatize ao porto de Nacala, estará pronta em 2015.
Ele disse que com os fundos provenientes dos governo holandês e dinamarquês, assim como da União Europeia, a construção poderá começar dentro de dois meses.
A companhia mineira brasileira, Vale, disse que as minas de Moatize constituem uma das últimas e maiores reservas de carvão a explorar no mundo.
Recuperação
As linhas-férreas moçambicanas, bem como os portos e as minas do país, estão a recuperar lentamente da guerra civil brutal que terminou em 1992.
Há três anos, as linhas férreas do Sena, de 670 quilómetros, e que ligam o porto da Beira a Moatize foram desminadas.
O correspondente da BBC na capital Maputo, José Tembe, disse no entanto que a linha nunca foi completamente remodelada, e que o porto lodacento da Beira se encontra actualmente incapaz de acolher embarcações de grande porte.
O ministro Paulo Zucula salientou que a nova artéria vai ligar a linha de Sena a um sistema de ligação entre o porto de águas profundas de Nacala, no norte de Moçambique e o Malawi.
O mesmo responsável acrescentou que parte do novo financiamento vai ser canalizado para a drenagem do porto da Beira.
Os três principais portos de Moçambique, Maputo, Beira e Nacala, são estrategicamente importantes para o país.
BBC – 05.10.2009
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10 hours ago
1 comment:
E como fica a linha ferria de Quelimane a Mocuba, uma vez que já venderam aos japoneses os ferros que serviam de recordação de alguma vez já tivemos linha ferria porque ate os anos 1993 ainda andava locomotiva a vapor de 1903.
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