Wednesday, 7 October 2009

Centro de Estudos Moçambicanos e Internacionais

Centro de Estudos Moçambicanos e Internacionais
Av. Patrice Lumumba, nº 1154, Caixa postal 1092, telefax nº + 258 21 301522, E-mail- cemode@teledata.mz, Maputo - Moçambique.



Resumo de Noticias, 07 de Outubro de 2009 – Versão em Português



DEMOCRACIA, GOVERNAÇÃO E CORRUPÇÃO

Presidente da CNE: MDM tentou corromper dois vogais

O presidente da Comissão Nacional de Eleições, João Leopoldo da Costa, revelou, ontem, em entrevista à TVM, que o MDM tentou corromper dois vogais, em momentos separados, no sentido de o permitir meter documentos em falta à por­ta de cavalo. Conta que o MDM, primeiro, tentou corromper o primeiro vogal, depois o segundo. E, depois, a informação chegou a si (o presidente). Por outro lado, Leopoldo da Costa revelou que o presidente do MDM, Daviz Simango, foi ao seu gabinete, acompa­nhado por Ismael Mussá, ameaçá-lo. Da Cos­ta disse que a CNE nunca foi pressionada por alguém. “Não recebemos pressão nenhuma, nem do Presidente da República. Nenhuma mesmo”. (http://www.opais.co.mz/opais/index.php?option=com_content&view=article&id=2884:presidente-da-cne-mdm-tentou-corromper-dois-vogais&catid=63:politica&Itemid=273)



Presidente Armando Guebuza empossa novo reitor da ACIPOL

O Presidente da República, Armando Guebuza, disse ontem em Maputo, ao novo Reitor da Academia de Ciências Policiais (ACIPOL), Alberto Ricardo Mondlane, para primar pela contínua implementação de políticas vistosas para o bom funcionamento da instituição, assegurando o prosseguimento da formação, investigação e extensão, para que a ACIPOL se afirme cada vez mais como uma instituição de Ensino Superior de qualidade, inspirando-se na necessidade de dar resposta às exigências e dinâmica da sociedade moçambicana na área de ordem e segurança públicas. O Chefe do Estado fez este pronunciamento após empossar Alberto Mondlane, em substituição de Machatine Paulo Munguambe, indicado recentemente para exercer as funções de Presidente do Tribunal Administrativo. ( http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/897312)



Inspecção das Finanças vasculha Propriedade Industrial

Um grupo de funcionários do Instituto de Propriedade Intelectual (IPI), através de uma carta-denúncia, acusa o seu director-geral, Fernando dos Santos, de apoderar-se do dinheiro da instituição de forma ilícita, contratar indivíduos sem respeitar as normas do Estatuto Geral dos Funcionários Estado, bem como de atribuir bolsas de estudos a pessoas das suas relações. Entretanto, Dos Santos refuta todas acusações, numa altura em que uma equipa de inspecção das finanças iniciou uma vasculha no IPI, a mando do Ministro da Indústria e Comércio. (Magazine Independente, 07 de Outubro de 2009)



Moçambique ocupa o 26º lugar em 53 países africanos na avaliação de governação africana

Em 53 países africanos, Moçambique ocupa a 26ª posição na avaliação do Índice Ibrahim de Governação Africana 2009, publicado ontem pela Fundação Mo Ibrahim, uma organização votada ao apoio da grande liderança africana. O melhor Governo africano na avaliação são as Ilhas Maurícias, e o pior, a Somália. O índice Mo Ibrahim constitui o mais importante indicador de governação de África e foi concebido para informar e habilitar os cidadãos africanos. (O País, 07 de Outubro de 2009)



ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO

Comunicação com Tete está limitada

Segundo as TDM, um corte nos serviços de fibra óptica entre Guro, em Manica, e Mutarara, em Tete, está desde ontem a provocar restrições na comunicação de voz, dados e na Internet na telefonia móvel e fixa para a província de Tete. Face a isso uma equipa técnica daquela empresa já foi movimentada para o terreno para identificar e sanar as razões da avaria, que está a se tornar num nó de estreitamento em termos de comunicações entre Tete e os restantes pontos do país. (Noticias, 07 de Outubro de 2009 - http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/897324)



Moçambique anuncia criação de agência espacial em Genebra

Segundo o Ministro da Ciência e Tecnologia, Venâncio Massingue, falando ontem em Genebra, Moçambique está a trabalhar para o estabelecimento de uma agência espacial, visando encorajar a criação de instrumentos que ajudem nos avisos prévios dos desastres naturais. Não só como também irá se estabelecer satélites de baixa órbita como forma de facilitar a comunicação na era digital. (Noticias, 07 de Outubro de 2009 - http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/897350)



Província de Manica já produz cevada para a produção de cerveja

Segundo o governador da província de Manica, Maurício Vieira, a sua província introduziu, a partir deste ano, a cultura da cevada, para a produção de cerveja, tendo sido plantados até ao momento 190 hectares, no distrito de Sussundenga, dos quais se espera colher um total de 380 toneladas. Vieira acrescentou ainda que a produção agrícola na província triplicou, nos últimos cinco anos, tendo passado de pouco mais de 460 mil toneladas, em 2004, para mais de 1. 618 mil toneladas no presente ano. (Jornal da manhã, Radio Moçambique – 07 de Outubro de 2009)



Missão técnica avalia novo projecto de pesca

Uma equipa técnica deverá avaliar, a partir do próximo mês, as condições para a implementação de mais um projecto de desenvolvimento de pesca de pequena escala no País, com efeitos a partir de 2011, que passará a contemplar uma componente de aquacultura de camarão. A concepção deste projecto visa colmatar uma lacuna que resultaria do término, em 2011, da vigência das principais iniciativas de desenvolvimento de pesca de pequena escala, nomeadamente os projectos do Banco de Sofala, norte de Nampula, Cabo Delgado, Gaza e Inhambane. (http://www.tvm.co.mz/content/view/3238/81/)





DIREITOS HUMANOS, JUSTIÇA E LEGALIDADE



Derrube de postes e roubo de cabos eléctricos: Sete suspeitos detidos em Manica

A Polícia da Republica de Moçambique (PRM) em Manica deteve há dias sete indivíduos indiciados de derrube de postes e roubo de cabos eléctricos. Os primeiros quatro indivíduos foram presos no distrito de Gondola indiciados de envolvimento no derrube de 40 postes e roubo de quatro quilómetros de condutores eléctricos na linha IAC-Matsinho e os restantes três caíram nas mãos da corporação no bairro Nhamadjessa, arredores de Chimoio, após terem sido neutralizados na posse de elevadas quantidades de cabos. (Notícias, 07 de Outubro de 2009 - http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/897318)






--
EQUIPA TÉCNICA
Constâncio Nguja – Tradução para Inglês
Delfina Dança e Constâncio Nguja– Democracia, Governação e Corrupção
Delfina Dança - Direitos Humanos, Justiça e Legalidade
Saite Júnior – Economia e Desenvolvimento
Saite júnior e Delfina Dança - Edição
Celso Gusse – Director Executivo do CEMO

No comments: