Sunday 27 September 2009

Para uma cobertura parcial da campanha eleitoral

Frelimo formata Jornalistas em Nampula

- Esclarecimentos

Nampula (Canalmoz) - Em resposta a carta do senhor secretário do SNJ de Nampula, em relação ao artigo intitulado “Para uma cobertura parcial da campanha: Frelimo formata jornalistas em Nampula”, gostaria de deixar claro o seguinte:
1. Como deve saber o senhor secretário do SNJ, em Nampula, o encontro da natureza que tiveram com o senhor Manuel Tomé, chefe da brigada central do partido Frelimo, em Nampula, não foi abrangente, mas deixo desde já claro que não é por este motivo que escrevi a peça;
2. Devia-se recordar, senhor secretário do Sindicato Nacional de Jornalistas, senhor Assane Issa, que em nenhum momento o senhor chegou a me contactar para o tal encontro, ademais, do encontro, segundo as minhas fontes, ficou claro que Manuel Tomé, queria uma vez mais afirmar que os jornalistas de Nampula “são bons camaradas”, como é hábito, mas o facto dele ser cauteloso, deveu-se a presença de alguns colegas que o próprio Sindicato, cá em Nampula, os conota como sendo da oposição.

3. Outrossim, a cautela tomada por Manuel Tomé, deveu-se a abrangência do convite que foi formulado pelo SNJ aos jornalistas. Todavia, sabe muito bem o senhor Assane Issa que não seria do agrado do próprio Manuel Tomé a minha presença no local, dai a minha exclusão.

4. Se o “camarada” secretário do SNJ se recorda, cá em Nampula, muitos da Célula “F” controlam os meus movimentos e fazem questão de evitar que eu faça cobertura das actividades do governo e do partido Frelimo.


5. Ainda mais, é este mesmo SNJ que luta pela exclusão de alguns colegas. Também é este mesmo sindicato que diz lutar pela imparcialidade que cria uma célula de um partido, neste caso a Frelimo, no seio do Sindicato Nacional de Jornalistas, violando assim os princípios éticos e deontológicos da profissão.

6. Se a reunião tal como diz a sua carta não serviu para a definição de estratégias foi porque os senhores do SNJ falharam nos convites, apareceram caloiros não confiáveis na ocasião.


7. Gostaria de lhe recordar, como jornalista que o senhor Assane Issa é, que qualquer um repórter deve ter suas fontes fidedignas, facto que não me falhou no vosso encontro.

8. Gostaria ainda de lhe recordar que este mesmo Manuel Tomé já vos prometeu casas que nunca chegou a vos oferecer.


9. O senhor diz ainda que “no final de encontro, o SNJ agradeceu a iniciativa e pediu para que as outras formações políticas fizessem o mesmo. Quem esteve lá ouviu isso”. Olhando para esta afirmação, diga-me, pois, qual membro de outro partido ouviu esse apelo e mais, quem garante que os senhores do SNJ irão a um convite de um outro partido diferente da Frelimo? Todos nós, cá em Nampula pelo menos, sabemos que os senhores fazem questão de não cobrir actividades de outras formações políticas e até intimidam os colegas que reportam os outros partidos.

É tudo, por enquanto, quanto me oferece responder ao “camarada” Assane Issa, secretário do SNJ em Nampula.

(Aunício da Silva)



2009-09-24 06:28:00

1 comment:

Anonymous said...

This is great... we need this of debate to build a better country to all of us

Feliciano Augusto