Tuesday 29 September 2009

E caiu o pano- CC HOMOLOGA CNE!

Como era de esperar o Conselho Constitucional homologou a decisao da Comissao Nacional de Eleicoes (CNE) de excluir os 14 partidos as eleicoes de 28 de Outubro de 2009! E motivo para dizer que em Mocambique funciona a 'democracia e diplomacia bipolar armada' ou seja que sem forca (militar) a democracia e diplomacia no nosso pais e letra morta e/ou sao iguais a zero! Oxala os actores quer internos, quer externos tenham aprendido a licao!

Confesso que nao entendi muito bem porque cargas de agua os excluidos nao se fizeram a rua quando a CNE os excluiu, sabendo que essa era a unica arma que tinham! Que saiba, nao faltou aviso a navegacao! A Frelimo tem a experiencia e o apoio da luta armada de libertacao nacional. A Renamo, tem a experiencia e o apoio da luta pela democracia. Infelizmente, a chamada terceira forca, so pode ter forca e legitimidade se se socorrer das licoes e dos ensinamentos do 5 de Fevereiro! Ou seja a rua tera que ser a sua Nachingweia e o seu Maringue!

Sera que acreditavam que o CC do Douto Luis Mondlane daria uma chapada na cara da CNE do tambem Douto Leopoldo da Costa? Nao estava claro que as mudancas no Supremo, Constitucional e Administrativo tinham um unico objectivo? Quem quem nomeou e quem escolhe a musica a ser bailada? Sera que ainda nao esta claro para a nossa oposicao emergente que a sua unica saida residia no levantamento das massas urbanas contra o sistema logo que foi excluida?

E os doadores ainda nao perceberam que eles sao bem vindos enquanto alimentarem os esquemas de corrupcao das elites no poder e na oposicao formal, mas que quando questionam as regras democraticas do status quo bipolar armado sao acusados de arrogantes e de estarem a interferir em assuntos internos de um estado cuja soberania reside nos proprios doadores? Ou cada um finge que nao ve? E que no fim de quatro anos, os nossos 'amigos' 'bazam' para outras paragens, mais verdejantes em carreiras pomposas e os trocos vao para as contas nas varias suicas deste mundo, enquanto meu povo continua amordacado e morrendo de malaria, sida, colera e corrupcao? Nao chega de continuarem a enganar meu povo de que estamos juntos! De facto, a paz teve um preco e a comunidade internacional pagou alto (em cash)! Agora cabe ao povo mocambicano pagar a sua factura -submetendo-se a dupla ditadura armada! Nao sera esta a unica logica possivel?

Ja que estamos onde estamos e a mare parece estar limpa no alto mar, permitam-me olhar um pouco mais para o horizonte imediato: os doadores daraom umas palmadinhas nas costas dos excluidos aconselhando-lhes que havera sempre uma proxima vez, e os excluidos que nao tem onde chorar tem agora SEIS opcoes: (a) aceitar pacificamente a decisao e humildemente ir buscar as quinhentas que ja fazem falta no Gile, (b) Convocar manifestacoes de repudio a decisao (que a nosso ver deveriam ter acontecido quando foram excluidos pela CNE para influenciar a decisao do CC pois esta e/era a unica forca que tinham para forcar um volte face) e (c) retirar-se do processo por ja estar viciado d) Apelar a abstencao total; e) Apelar a abstencao nos circulos onde foram excluidos continuando na farsa; f) Coordenar esforcos no sentido da criacao da 'verdadeira terceira forca', baseada no apoio cruzado de listas ou seja onde PDD foi excluido e MDM ou PLD foi admitido, os excluidos deveriam mobilizar os simpatizantes para votarem no 'partido irmao'! Assim os arquitectos da cruzada bipolar poderao ter algumas dorzinhas de cabeca! Sera que os nossos politicos tem estatura e maturidade para pensar para alem do umbigo e apostar em votacoes cruzadas? A ver vamos!

E o resto continua como dantes, para manter a paz, o crescimento economico e quem sabe um dia, se Deus quiser a democracia!

No entanto, nos outros continuamos no alto mar, a pescar, e com muitas saudades do CC dos Drs Rui Baltazar, Teodato Hunguana e fauna acompanhante!

Agora que termino esta reflexao recebo uma sms informando-me que o MDM acaba de ser vitima de mais uma alianca Frelimo-Renamo. Ou seja que a Comissao Permanente da AR achou de procedente a queixa da Renamo contra os deputados da Renamo-UE que aparecem nas listas do MDM. Assim, segundo as leis da casa do povo, tais deputados perderao os seus mandatos! Isto significa, inter alia, que os que constam nas listas do MDM mesmo que aprovadas pela CNE, nao poderao tomar seus lugares nas proximas legislaturas!
Que ilacoes tirar de tudo isto? Que politica nao se faz com emocao! Politica nao e o que vemos na imprensa! E muito mais complicado do que parece!

o que vai seguir? Mais um protesto ao Conselho constitucional do Douto Mondlane. Querem saber o desfecho? Subam a um determinado andar na Pereira do Lago ou entao apliquem a formula: CC menus (-) Rui Baltazar e igual (=) Luis Mondlane!

E ainda nao descubrimos o petroleo!

(...)
Um abraco patriotico,

MA

11 comments:

Vito said...

Ja que estamos no tal "Estado de Direito". no dia 28 de Outubro vou preferir ir a minha obra. O direito preve a abstencao, nao e?
E melhor que nem se gaste dinheiro com este processo... Vamos empossar logo o cachimbo e a sua turma amanha, e para felicidade do Dr Leopoldo, seria bom que a posse fosse na CNE.
Parabens a CNE!

Anonymous said...

Mocambique quo vadis?

O que mais me assusta é que o africano, e mocambicano em especial é tao estúpido que mesmo alfabetizado, num país de analfabetos e miseráveis, prefere "vender-se" para primar a "pobreza absoluta" de seus compatriotas a troco de beneficios proprios. Esses académicos nao percebem que ser "o mais rico no país de pobres é pior que o mais pobre em país de ricos"...

Feliciano Augusto

Anonymous said...

Bom caiu o pano mesmo mas sugiro que leiam o jornal em online do canalmoz parece me que enquanto se dava tudo encerrado com o acordao do cc eis que ha indicios de uma situacao que se for verdade entao e prferivel nao ir votar no dia 28 aguardemos

Viriato Dias said...

E fica a perder a nossa democracia.
Paciência, é a lei da selva.

Um abraço

Reflectindo said...

Meus caros

1. Parabéns mano Araújo pela reflexão. Estás dizes aquilo que muitos têm de dizer: a armadilha estava feita só que a PRESA não teve cautela. Tudo anunciou-se por Marecelino dos Santos e Mariano Matsinhe e o resto era como lá chegar. Rui Baltazar, Teodado Hungwana eram lombas e necessárias de serem removidas...

2. A presa não aplicou o termo: TODO O CUIDADO É POUCO. Não desenhou cenários procurando solucão para cada caso. Se a presa (os partidos da oposicão) desenhasse um cenário igual, no domingo dia 6 ou mais tardal na segunda-feira dia 7 de Setembro teria explodido uma super MANIFESTACÃO em Maputo, talvez que se seguiria na Beira e Nampula. Não teria precisado que algum líder partidário aí estivesse. Quem foi que dirigiu a manifestacão de 5 de Fevereiro? Claro que uma manifestacão se pode planificar e organizar, mas em Mocambique ainda é cedo por falta de coesão...

3. Ainda não sei se abstencão é solucão. Desde 1998 já houveram abstencões e isso não resolveu problema algum. Desta vez, devia-se fazer doutra maneira: votar-se pela oposicão onde for possível. Oposicao falo de partidos não ligados à Frelimo e Renamo. Quem fala deste partidos não devia ser votado por qualquer revoltoso. Portanto, há por aí PDD, Verdes, PUMIL, UD e outros partidos que merecem um pouco. Em locais onde não onde não esses partidos, deviam ser votos em branco ou nulo. É NA CONTAGEM NÃO HAVERÁ MANEIRA DE NEGAR QUE HAVIA REVOLTA PASSIVA.

4. Os partidos da oposicão deviam-se unir a partir da agora. E esta crise pode bem ajudar.

Abraco a todos

H.Lopes said...

Só rezo para que esse dia 28 faça sol e muito calor para uma boa praida e apreciar o gigante do indico, isso me fará bem a alma, ao invés de matutar a minha cabeça na mesa de urnas, para um jogo que já tem o vencedor.

Anonymous said...

Meun caro Manuel,
Nao creio que esta seja a melhor estrategia (apelar aos desacatos) pois o vosso MDM desde o inicio pautou por uma estrategia de vitimizacao ou melhor, TENTATIVA de FUGA para FRENTE o que e lamentavel para um movimento que se auto intitula defensora "MOC PARA TODOS". Sou de opiniao que este recem criado Movimento (Marco 2009)assim como outros partidos sazonais deve entrar na corrida eleitoral tendo como pressuposto o respeito as instituicoes do Estado que tem como fundamento a LEI.

Anonymous said...

O MDM NAO PODE DIABOLIZAR O CC E MUITO MENOS A CNE. ESTE PARTIDO QUE NA VERDADE E CONTINUIDADE DA RENAMO, TEM QUE SE ORGANIZAR MELHOR. NAO E EM MENOS DE 6 MESES QUE SE CONSOLIDA UM PARTIDO.

Anonymous said...

O DR Jeque tinha razao!
HA duas semanas no jornal magazine o dr Carlos Jeque escrevia no seu artgo de opiniao que " Daviz esta a ser enganado". De principio nao percebi a razao desta afirmacao,mas depois do sabio acordao do CC esta claro que o lider deste recem criado partido para alem de ser enganado anda destraido. A distraccao e desorganizacao e tal que NEM SEQUER SABIA COMO SE INTERPOE O RECURSO NO CC. Isto viu-se na tarde do dia 10 de Setembro quando as pressas, acompanhado dos seus, e particularmente por Ismael Mussa(dissidente do IPADE e muito recetemente da RENAMO)se dirigiram a sede do CC para alegadamente "interpor recurso".A pior vergonha so nao aconteceu pq na sede deste orgao de soberania a delegacao do Ismail e seu lider,teve que receber o ABC dos procedimentos a seguir para a interposiacao de um recurso no CC. E ante a mediatizacao do assunto por parte deste movimento, foi necessario que o SGeral do CC viesse a publico para explicar, em observancia do EStatuto ORGANICO do CC, o expediente/recurso e feito via CNE. Vejam so...os MDMNISTAS nem sequer sabiam dos procedimemntos a seguir para um recurso (pelo menos ter NOCAO do Estatuto organico do CC!!). Meus senhores ORGANIZEM-se Melhor pfavor.

MANUEL DE ARAÚJO said...

Normalmente nao respondo a anonimos mas como nao h regra sm excepcao aqui esta!
1-Nao apelei a desacatos, alias sou contra desacatos!
2-Falei das licoes e ensinamntos do 5 de Fevereiro. E para mim, o 5 de Fevereiro teve licoes positivas e negativas! As negativas foram os disturbios, os desacatos, a destruicao de bens. mas tambm tev licoes positivas. Nao fosse o 5 de Fevereiro hoje o preco dos combustiveis estaria em alta. Ou seja que o governo sab ouvir o povo, so que para ser ouvido o povo de chorar, pois 'quem nao chora nao mama'!

Um abraco caro compatriota!

Manuel de Araujo

MANUEL DE ARAÚJO said...

3-Nao sou do MDM. No dia em que me juntar ao MDM ou a outro partido sera pela porta da frente, e em publico como sempre o fiz! Nunca soube entrar numa casa pela porta da cozinha! Apesar de respeitar quem assim o faz, pois deve ter as suas razoes, nunca usei pseudonimos nem anonimatos pois me sinto coberto pela Constituicao da Republica que me da o direito ao livre pensamento, opiniao e expressao! E gozo esses direitos na sua plenitude!

Um abraco patriotico sem rancores,

MA