Friday 28 August 2009

VOO da South African Airways Regressa Johannesburg


Coincidencia ou nao, um dia apos o Chefe de Estado ter promulgado a lei da aviacao civil aprovada pela Assembleia da Republica, eis que um incidente de trafego se regista no trajecto mais lucrativo do espaco aereo mocambicano, a rota Maputo-Johannesburgo. De facto, o voo matinal da SAA desta manha nao aterrou em Maputo, alegadmente devido a presenca de VIPs no aeroporto de Maputo. Em ingles a sigla VIP significa (Very Important People/Person) ou seja Pessoas Muito Importantes! Fonte nossa no aeroporto de Maputo afincou que o trafego nacional e internacional foi afectado devido a presenca em Maputo de lideres e dirigentes Malgaxes bem como a presenca do Rei do Lesotho! O aviao da SAA teve que regressar a Johannesburg com os passageiros a bordo. Fontes no aeroporto de Johannesburg garantiram-nos que o aviao da SAA esta a ser reabastecido, com os passageiros a bordo para partir logo que Maputo der o OK final. Por razoes d seguranca os passageiros normalmente nao devem desembarcar o aviao depois de um embarque. O mais provavel e que o aviao so saia de Johannesburgo nas proximas duas horas!

A pergunta que fica aos gestores de trafego aereo do Aeroporto Internacional de Maputo e simples: Porque e que deixaram o voo da SAA partir de Johannesburg se sabiam que nao poderia aterrar em Maputo? Ou nao sabiam? e se nao sabiam quem e que os deveri ter informado? Quem pagara os custos suportados pela SAA e pelos passageiros?

Esta situacao preocupa-nos pois fonte fidedigna dentro do sistema de transportes aereos do pais, garantiu-nos que foi com manobras destas que a Air Corridor faliu! Conhecendo-se os apetites da nossa elite dirigente pelos negocios do ar, e com o forcing dos doadores para se liberalizarem os ares todo o cuidado e pouco!
Estamos atentos!

A nossa solidariedade com a SAA e com os passageiros a bordo bem como os em terra!

Um abraco,

MA

2 comments:

MANUEL DE ARAÚJO said...

Segundo nosso informador no Aeroporto Internacional de Maputo, o VOO da SAA que deveria ter aterrado esta manha em Maputo acaba de efectuar a aterragem em Maputo com mais de cinco horas e atraso!
MA

JOSÉ said...

Simplesmente inaceitável!