Wednesday 19 August 2009

Pretória e Luanda iniciam nova era

O PRESIDENTE da África do Sul, Jacob Zuma, é esperado hoje em Luanda, para uma visita oficial de três dias a Angola, que certamente vai iniciar uma nova era nas relações históricas entre os dois países, após o relacionamento "frio" entre Luanda e Pretória.Maputo, Quarta-Feira, 19 de Agosto de 2009:: Notícias
No âmbito desta visita, investidores sul-africanos participam desde ontem, na capital angolana, Luanda, num encontro com empresários e dirigentes empresariais angolanos.

No campo das relações políticas multilaterais, os dois presidentes discutirão a reforma de instituições como o Conselho de Segurança das Nações Unidas, a Comissão da União Africana (UA), o G8 e as instituições de Bretton Woods, o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, respectivamente. Mas, de acordo com a agência Lusa, é no campo das relações bilaterais que Zuma e Eduardo dos Santos poderão conseguir progressos rápidos. As relações entre os dois estados têm sido frias e distantes desde 1994, ano em que o ANC, aliado histórico do MPLA, ascendeu ao poder.

Pretória destacava ontem, em vésperas da viagem de Zuma, que a guerra civil em Angola impediu que as relações entre os dois países "atingissem o nível desejado após o triunfo do Congresso Nacional Africano (ANC) nas eleições sul-africanas de 1994”.

A recente eleição de Zuma, que sucedeu a Thabo Mbeki na presidência sul-africana, foi bem recebida pelos governantes angolanos, que vêem em Zuma uma maior afinidade com Angola, abrindo novas oportunidades de relançar a cooperação bilateral.

A visita de Zuma começou a ser preparada logo após ter sido eleito presidente, tendo enviado a ministra das Relações Exteriores, Maite Nkoana-Mashabane, a Luanda, para definir o programa das conversações.

No comments: