Tuesday 18 August 2009

A Opiniao de Noe Nhantumbo!

OS TIGRES DA ÁSIA OU O AMIGO CHINÊS PARECE QUE SÃO DE PAPEL...
E se trazem racismo e escravatura que sejam imediatamente expulsos...
É interessante verificar o que se tem passadoo ao nível do investimento asiático entre nós. Montam-se fabriquetas de bisboitos e do as crianças chamam de knick-knack, corta-se madeira e projectam-se Chinatowns aqui e acolá.
Quando o vento sopra forte e traz más notícias lá para os lados da terras para-se tudo e encaixotam-se os projectos.
Gostaria emsmo é de saber qual é a razão de tantas facilidades aos investidores chineses? Porque mesmo violentando a mão-de-obbra moçambicana não são liminarmente expulsos do país?
Pporque se lhes permite cortarem e exportarem madeira em bruto sem que nada lhes aconteça?
Afinal qual é o compromisso que as autoridades governamentais moçambicanas tem para com os chineses?
Estaremos pagando por alguma coisa que eles no passado no deram?

Serão outra evz a AKM que estão sendo pagas com facilidades e abusos a soberania nacional?
O Ministério de Negócios Estrangeiros de Moçambique deveria agir com outra postura e pujança sobre alguns assuntos extremamente graves no tramento de recursos humanos moçambicanos por empresários chineses. O Ministério de Traballho deveria dar igual tratamento ao dispensado a empresas ocidentais de segurança privada actuando em Moçambique quando violam a lei. Não pode ser permitido aos chineses espancar moçambicanos e escapar à justiça por este ou aquele argumento.
Nem o apoio anunciado por empresa chinesa em motorizadas para o partido FRELIMO no quadro das eleições deve impedir que a justiça seja dispensada como é devido.

Há coisas que nenhum país independente ou seu governo permitem sob pena de deixarem diluído o seu poder e a sua verdadeira natureza.
Há negociatas provenientes da China que deixam muito a desejar em termos de qualidade que é importada. Dúvidas ficam sobre o que realmente se pretende.
Será que Moçambique é campo para dumping de quinquilharia chinesa de etrceira qualidade?
A soma de falsificações chinesas em produtos como filmes em DVD no nosso mercado são preocupantes.
Como o Ocidente fecha as portas e acorda medidas punitivas contra a pirataria com o governo chinês, os chineses viram-se para países como Moçambique e despejam as suas falsificações. Será assim
Quem nos protege?
Os moçambicanos desejam cooperar com todos e em pé de igualdade numa perspectiva de benefício mútuo. Se o governo quer facilitar e adulterar o conteúdo da cooperacção bilateral com os diferentes países isso não deve feito com sacrifício dos cidadãos. Há que termos instruemntos de fiscalização dos processos de estabelecimento de empresas estrangeiras. Há que determinar se afinal queremos uma tabacaria sendo gerida e de propriedade de um paquistanês. Há que determinar se os chineses devem continuar a exportar madeira em toros a coberto de membros da nossa elite política só porque esta tem o direito de enriquecer como a pouco tempo disse um veterano da luta de libertação.
Há que potenciar o governo e o Parlamento e dotar-lhes de capacidade de intervir consoante seja o caso e necessidade.
Não somos o “país da bananas” como alguns pretendem que continuemos sendo.
Somos pessoas com dignidade e queremos ser tratados como tal pelos nossos parceiros e vizinhos. Se o nosso governo nos traz peste através de acordos de cooperacção cujas entrelinhas não conhecemos, então os nossos parlamentares devem exercer as suas funções tirarem a limpo o que se está passando.
Não podemos continuar a ser vítimas de exploradores e colonizadores modernos como alguns chineses pensam que é possível...

ASIA

No comments: