Tuesday 11 August 2009

Angola

Banco Africano de Desenvolvimentos terá 2,8% do capital subscrito por Angola

Pretória (Canalmoz) - Angola vai subscrever 2,8 por cento das acções ou 733 milhões de dólares do futuro Banco Africano de Investimentos, cujo capital ascenderá a 25 mil milhões de dólares, informou em Luanda o jornal O País.
A participação dos diferentes países que integram o novo banco, que será inaugurado dentro de quatro meses e terá a sua sede em Tripoli, capital da Líbia, é fixada em função do seu Produto Nacional Bruto (PNB).
A África do Sul, a economia africana que apresenta o maior PNB, será o principal accionista, entrando com 4.000 milhões de dólares para o capital da instituição. Seguem-se a Nigéria, que subscreverá 2.700 milhões de dólares, o Egipto (2.100 milhões de dólares) e a Argélia (2.000 milhões de dólares), cabendo à menor economia africana, São Tomé e Príncipe, subscrever dois milhões de dólares.
A nova instituição, que surge no quadro da União Africana com vista a acelerar o desenvolvimento e integração do continente, está vocacionada para o financiamento da construção de infra-estruturas, como auto-estradas transfronteiriças e ligações telefónicas no continente.
Segundo Nelson Cosme, diplomata e chefe de gabinete para África e Médio Oriente do Ministério de Relações Exteriores de Angola, o Banco Africano de Investimentos distingue-se do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), pela sua maior ligação à União Africana (UA). O BAD, assinala, “não é uma instituição da UA, sendo que o respectivo conselho de administração obedece a regras que escapam ao controlo da organização”. Nelson Cosme antecipa que as duas instituições financeiras irão “coabitar numa perspectiva de complementaridade, ficando o novo banco de investimentos continental virado para o cumprimento dos objectivos da UA, com relevo para o processo de integração económica”.

(Redacção / macauhub)



2009-08-11 05:26:00

No comments: