Thursday 23 July 2009

Detido músico Roberto Isaías : Um caso mal parado?


Roberto Isaías

O MÚSICO moçambicano Roberto Isaías encontra-se detido desde a última terça-feira, numa das unidades policiais da cidade de Maputo. Segundo fontes da Polícia, Roberto Isaías, autor da composição “Lalany”, foi detido sob acusação de ter emitido um cheque sem cobertura, não nos tendo sido possível apurar o valor do cheque, bem como a pessoa ou entidade para a qual havia sido emitido.

A detenção foi desencadeada por elementos ligados à Polícia de Investigação Criminal (PIC), que ontem trataram de transferi-lo para as instalações da sede da PIC. Ao que apurámos, o mandado de captura contra Isaías foi emitido a 9 de Junho passado, mas, como ele se encontrava numa digressão pelo Brasil, a ordem só foi executada agora.

Para a Polícia, os cerca de dois meses que o músico levou no Brasil fizeram com que o mandado de captura demorasse a ser executado, mas sempre com a equipa a trabalhar no caso atenta à sua movimentação. Assim, ao regressar ao país ele foi detido, tendo a 6ª Esquadra servido de fiel depositário do artista que agora vai responder o processo na sede da PIC, segundo dados a que tivemos acesso até ao princípio da noite de ontem.

Roberto Isaías, compositor, produtor e cantor fundador da banda Kapa Dêch, ex-presidente da Associação Juvenil e membro do INCD (Rede Internacional de Diversidade Cultural) que é uma organização internacional com sede no Canadá, gravou o seu último disco denominado a “Ponte”, com 12 faixas, algumas das quais registadas no Brasil. Gravou, quando fazia parte dos Kapa Dêch, dois discos na França (“Katchume e Tsuketani”), editados pela LUSÁFRICA e distribuídos pela BMG e MELOIDE.

Membro fundador do OCPA (Observatório das Políticas Culturais em África).

Roberto Isaías trabalha desde 2007 com o FNUAP (Fundo das Nações Unidas para a População em Parceria com a Geração BIZ e Ministério da Juventude e Desportos em programas direccionados à Juventude em Moçambique.

Das premiações que recebeu destacam-se o primeiro festival de música jovem a nível regional Music Crossroads (Kapa Dêch), foi nomeado para KORA África como melhor banda de África (Kapa Dêch), foi considerado pela revista americana Billboard, como um dos melhores compositores da música africana (Kapa Dêch). Igualmente ganhou o prémio de melhor voz no Ngoma Moçambique, arrebatou o prémio FUNDAC/Fany Phumo, organizado pelo Ministério da Educação e Cultura, bem como o Top 9, organizado pela 9TV, como melhor vídeo-clip do Ano com a música “Lalany”.

Dirigiu ainda o projecto Escolha Vida, da Artsocial, financiado pelo CNCS em 11 distritos da província de Nampula, que tem como objectivo a formação de jovens artistas durante os próximos cinco (5) anos em sete províncias de Moçambique.
Maputo, Quinta-Feira, 23 de Julho de 2009 Notícias


NB. Conheco o Roberto a alguns anos. Somos amigos. Me pareceu sempre pessoa honesta e trabalhadoraa apesar das aparencias poderem iludir. Na falta de dados sobre o assunto colocamos nossa mao no fogo! Se nos queimarmos, paciencia, a vida tem dessas! Deve ter havido algum gato nesta prisao! E mais penso que nao e assim que devemos tratar nossos artistas, nossos embondeiros culturais, a nao ser que de facto haja provas! Sera que a detencao era a unica forma de resolver este imbroglio? Estou contigo Roberto! Tentei ligar para o numero do Roberto mas este nao chama. Se alguem o tiver agradecia que mo passasse para ver o que se pode fazer (contratacao de advogado etc) bem como o montante do aludido cheque! Aqui fica a nossa solidariedade! Roberto Hoyeeeee! MA

No comments: