Thursday 23 July 2009

Portugal vai lançar Fundo Empresarial em Moçambique

2009-07-20
O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, João Gomes Cravinho, visita Moçambique esta semana, para lançar o Fundo Empresarial da Cooperação Portuguesa.

Em Moçambique, segundo explicou Cravinho à agência Angolana de Notícias (ANGOP), "o principal objectivo é o lançamento do Fundo Empresarial da Cooperação Portuguesa (Fecop), que é para incentivar, através de crédito bonificado, a instalação de actividades empresariais no norte de Moçambique, na zona da Ilha de Moçambique".

Citado pela "Angop", Cravinho disse que esta zona moçambicana tem sido prioritária para a cooperação portuguesa. "Precisamos de maior dinâmica empresarial na região para conseguir que se desenvolva conforme todos esperam, então criámos este instrumento, que vai ser lançado na próxima (esta) semana", declarou ainda.

"O fundo tem um valor de oito milhões de dólares, que permite alavancar muito mais porque este montante é para crédito bonificado. Portanto, com este montante, nós podemos ir ao mercado buscar bastante mais, cinco ou seis vezes mais", disse.

"Vamos olhar para aquilo que é a procura e, daqui um ano, termos melhor ideia do grau de realização para podermos ou não estender a outras regiões de Moçambique", indicou Gomes Cravinho.

Sobre a participação de empresas neste fundo, o secretário de Estado indicou que desde logo houve interesse da banca moçambicana. "Vamos fazer isso com a associação moçambicana de bancos e, enfim, 60 por cento do capital dos bancos de Moçambique é de origem portuguesa", completou.

"Quanto a empresas, ainda não sei dizer porque ainda não lançámos o fundo, mas acredito que sim, porque elas vão aonde estão os bancos e trabalhar com os bancos é uma garantia de que estamos a trabalhar de acordo com aquilo que são os interesses das empresas. Os bancos, melhor do que ninguém, conhecem estes interesses", referiu o secretário de Estado.

Segundo a Angop, antes de escalar Moçambique, João Cravinho visitará, ainda esta semana, a África do Sul. Na sua viagem de uma semana por África o governante visitará, também, o Botswana.

No comments: