Thursday 23 July 2009

Cabo que pode fornecer internet rápida e barata ao país é lançado hoje

2009-07-23

Hoje, quinta-feira, é concluída a instalação de um cabo de fibra óptica que conectará a parte oriental e meridional da África à Europa e à Ásia. Ainda hoje, em Moçambique e Quénia, será feita a apresentação oficial do universo de facilidades que este cabo submarino, construído pela empresa Seacom, vai trazer ao dois países e ao continente.

Com a instalação deste cabo de fibra óptica, que custou 600 milhões de dólares e tem uma extensão de 15000km, a internet de banda larga vai chegar "efectivamente" ao continente africano no geral e Moçambique, em particular.

Segundo especialistas, a nova conexão de fibra óptica poderá diminuir consideravelmente o preço do acesso à internet. Esta redução, acrescentam, pode chegar aos 90%.

De acordo com Cristoph Stork, da organização Research ICT Africa, que presta serviços de consultoria de tecnologia de comunicação e informação em 19 países africanos, o preço do acesso à internet no continente está entre os mais altos do mundo, o que afasta muitos africanos da web.

"Enquanto nos Estados Unidos a população se irrita com limites de 250 gigabytes por mês, os sul-africanos têm que pagar pelo acesso à internet móvel em banda larga cerca de 100 euros por gigabyte", explica.

"Estamos esperando uma forte queda [nos preços] assim que o cabo da Seacom estiver em plena operação", diz Stork, acrescendo que os preços poderão diminuir para níveis até 90% menores que os actuais. "Ainda serão muito mais altos do que aqueles que clientes europeus, indianos ou norte-americanos estão acostumados a pagar, mas mesmo assim será uma grande queda."

De acordo com um relatório do Banco Mundial divulgado em Junho último, o investimento na infraestrutura necessária para o acesso à internet rápida e o uso eficiente das redes de banda larga trarão benefícios a muitos africanos.

O estudo mostrou que um aumento de 10% do número de conexões de internet rápida levaria a um crescimento económico de 1,3%. Conexões de internet de banda larga fornecem a base para os serviços locais de tecnologia de informação, criando empregos, aumentando as exportações e promovendo a inclusão social, afirmou o Banco Mundial.

Stork afirma que, se os preços caírem substancialmente, regiões da África poderão se tornar mais atraentes para call centers e indústrias que se apoiam fortemente nas telecomunicações.

No comments: