Wednesday 22 July 2009

Partidos aprendem técnicas para as campanhas eleitorais

REPRESENTANRES de alguns Partidos Políticos estão a aprender técnicas para uma boa campanha eleitoral e marketing políticos, durante os processos eleitorais e não só, num workshop que decorre desde hoje até quinta-feira, em Maputo.
Maputo, Quarta-Feira, 22 de Julho de 2009:: Notícias


Trata-se duma iniciativa que se realiza sob a égide da Fundação Konrad Adenauer-Stiftung, em parceria com o Centro de Estudos de Democracia e Desenvolvimento (CEDE).

Esta formação ocorre numa altura em que os partidos políticos preparam a sua participação nas eleições gerais e para as Assembleias Provinciais, agendadas para 28 de Outubro próximo.

Segundo o calendário da Comissão Nacional de Eleições (CNE), a campanha eleitoral inicia no dia 13 de Setembro, devendo terminar a 25 de Outubro próximo.

O Director do CEDE, Brazão Mazula, explicou que o workshop visa reforçar os instrumentos de trabalho que cada partido tem para melhor preparar as campanhas eleitorais.

Pretende-se ainda reforçar as técnicas de marketing político dos partidos de forma a garantir que estes rapidamente atinjam o nível dos políticos de outros países do mundo.

“Este encontro pretende, igualmente, reforçar a aceitação das diferenças de opinião e ideia”, acrescentou.

Por sua vez, o director do Programa Meios de Comunicação da África Subsahariana da Fundação Konrad Adenauer-Stiftung, Frank Windeck, disse que o objectivo do encontro é de ajudar os partidos políticos a fazer melhores propagandas políticas que não criam choque com os seus adversários e nem com a Imprensa.

Para além de partidos políticos, o encontro conta com a participação da Imprensa, dado que os meios de comunicação social são o veículo para a difusão da actividade política.

Assim, durante o encontro, os partidos políticos vão apresentar as suas expectativas em relação à comunicação social e vice-versa, com o objectivo de garantir um relacionamento melhor entre os dois grupos.

Este curso vai ensinar os partidos políticos a traçar estratégias para campanha eleitoral, desenvolver mensagens e comunicações políticas, as melhores práticas de propaganda, bem como aprender as melhores formas de trabalhar com os media.
Neste primeiro dia do workshop participaram representantes dos partidos Renamo, Independente de Moçambique (PIMO), para a Paz, Democracia e Desenvolvimento (PDD), Ecologista (PEVE), Trabalhista (PT) e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

No comments: