Friday 10 July 2009

Para a Assembleia da República

Frelimo elegeu ontem seus candidatos por Sofala
• Isaú Meneses e Doroteia Ambrósio foram afastados e não renovam
• O 19.º candidato será indicado pela Comissão Política e deverá ser Alberto Chipande

Beira (Canal de Moçambique) – A Frelimo elegeu, ontem, em acto decorrido na Beira, 18 dos 19 candidatos a deputados da Assembleia da República. O 19º é designado pela Comissão Política do Comité Central do partido e em princípio deverá ser Alberto Chipande, veterano da Luta de Libertação Nacional e ex-ministro da Defesa. A novidade, porém, é que Isaú Meneses e Doroteia Ambrósio não lograram renovar os mandatos actuais e vão deixar assim, automaticamente de pertencer ao Parlamento, mesmo antes de se submeterem ao plebiscito de 28 de Outubro próximo. Alberto Vaquina, o governador provincial, Joaquim Veríssimo, director dos CFM na Beira, e Antónia Charre, aparecem comos os primeiros nomes da lista de candidatos que já se conhece. Lista, aliás, que não difere de uma que em Maputo, à tarde, já corria por alguns corredores, mesmo antes de na Beira se ter votado.
A Frelimo tem actualmente na Assembleia da República seis deputados por Sofala. Sabe-se também que o número de deputados por Sofala diminuiu, isto é, na próxima legislatura vai haver menos deputados por Sofala do que na decorrente legislatura.
Os candidatos ontem eleitos são dezoito. Apenas do 16.º da lista ainda não se conhece o nome correcto. Mas seja como for são: Alberto Maquina, Joaquim Veríssimo, Antónia Charres, Angelina Tchumali, Jaime Bessa Neto, Isaura António Júlio, Maria das Dores António, Augusto Jone, Francisco Madeira, João Moisés Oliveira, Manuela Machute, Jevino Ricardo, João Santos Macanga, Azarias Manhenje, Zacarias Magibire, Jaime Massesse e Angelina Gimo. Falta ainda um nome dos ontem eleitos. A lista só hoje deverá ser oficialmente fornecida oficialmente pelo secretariado do partido Frelimo em Sofala. O 19.º indicado pela Comissão Política em princípio será Alberto Chipande que por outro lado o mais provável é vir a ser o cabeça de lista por Sofala.
À hora de fecho desta edição, na noite de ontem ainda decorria a eleição dos 19 suplentes.
Na legislatura ainda em curso a província de Sofala é representada no Parlamento por 21 deputados. Na próxima legislatura só haverá 19 deputados na AR por Sofala. Menos dois.
Os membros do Comité Provincial que participam na conferência eleitoral com direito a voto, presentes, foram 93.
Angelina Tchumali, Jaime Bessa Neta, Doroteia Ambrósio e Maria das Dores António, são três dos deputados por Sofala que voltaram a constar da lista de candidatos. A sua posição na lista definitiva poderá ditar que não sejam reeleitos no pleito de 28 de Outubro.
Ainda não é conhecida a lista de candidatos e suplentes à Assembleia Provincial de Sofala.

(Adelino Timóteo)
2009-07-10 06:07:00

No comments: