Tuesday 7 July 2009

A Opiniao de Custodio Duma

Guebuza e a Ponte Sobre o Rio Zambeze
Maputo (O Autarca) – Na semana passada, recebemos a mais importante informação sobre a Ponte que liga o Centro e o Norte do país. A ponte sobre o Rio Zambeze, entre Caia e Chimuara. Foi divulgado que ela será inaugurada no dia 1 de Agosto do corrente
ano e será chamada Armando Emilio Guebuza, nome do terceiro Presidente de Moçambique e personagem que a vai inaugurar, depois de ter dirigido a cerimónia de lançamento da primeira pedra para a sua construção.
A Ponte sobre o Rio Zambeze vem com certeza, mais uma vez, afirmar o cometimento do povo moçambicano em manter-se um, unido e próspero.
Lembro-me como se fosse ainda hoje os momentos que vivi na travessia do grande Zambeze usando canoa ou barcos sem praticamente nenhuma garantia de segurança.
A Ponte, para além de vir aliviar o sofrimento do povo moçambicano e outros, vem com certeza aumentar mais recursos e vida. A gente perdia muito tempo na ponte, ou a espera do batelão ou a fazer uma travessia perigosa.
E muitas pessoas morreram nessa parte do rio que hoje ve-se erguida uma Ponte que se pretende de unidade nacional.
Dizem que a ponte tem cerca de 5 kilómetros e possui duas faixas de rodagem. Lembro que no mesmo rio também está a ponte Dona Ana que é uma das nossas beldades nacionais.
Mas a ponte sobre o Zambeze, que tem 36 pilares, possui o mérito de ser a primeira
ligação nacional rodoviária e sem interrupção que Moçambique alcança depois da independência.
Mas como não há nada que vem sem um quê, parece que algumas pessoas estão a obrigar o Presidente da República a aceitar que essa Ponte seja chamada pelo seu nome. Nada tenho contra, mas parece-me que essas pessoas querem forçar a situação. Não acredito
que o Presidente Guebuza tenha aceitado tal proposta. Deixem me explicar porquê!
Em primeiro lugar, porque desde o inicio do seu mandato, Guebuza propôs-se a exaltar as figuras heróicas de Moçambique, inclusive organizou celebrações de memória de
figuras de que o povo já se tinha há muito esquecido, outras até pouco se não mesmo nunca havia ouvido falar.
Chegou mesmo a erguer monumentos para alguns. Nessa filosofia que ele prosseguiu desde o começo do seu mandato, era de esperar que “oferecese” a um dos nossos heróis nacionais.
Em segundo lugar, Guebuza consagrou o presente ano como sendo o ano Eduardo Mondlane, o obreiro da Unidade Nacional, assim sendo, considerando que a ponte que liga Chimuara a Caia é conhecida como a ponte da Unidade Nacional, é lógico que o próprio Presidente se lembraria de Mondlane como o nome que melhor cairia sobre a nossa Ponte da Unidade.
Em terceiro lugar, o próprio Presidente Guebuza, que não gosta de culto de personalidade, várias vezes recusou que o seu nome fosse oferecido a situações similares por ver que realmente não fazia sentido. Parece que o puxa-saquismo de alguns estrategas do governo não agrada muito ao Presidente.
Assim, é lógico que o Presidente Guebuza ache estranha também esta proposta.
Guebuza não tem medo que o seu nome venha a ser apagado da história de Moçambique. Na verdade o seu nome já está carimbado desde os tempos da Luta pela libertação desta
pátria amada. E, infelzmente, as pessoas que fazem este tipo de proposta sabem
que Guebuza é filho incontornável desta terra, mesmo que o seu nome não esteja escrito na Ponte da Unidade.


Ainda espero que o Presidente Guebuza venha a questionar a consciência dos autores desta ideia do nome da Ponte da Unidade Nacional. Por um Moçambique mais unido ainda, devemos confiar nas capacidades do nosso Presidente.G (CD)

No comments: