Friday 10 July 2009

Obama efectua 1ª visita à África


BARACK Obama inicia hoje uma visita ao Gana, a primeira a um país do Continente Africano, desde que assumiu a presidência dos Estados Unidos em Janeiro último.
Maputo, Sexta-Feira, 10 de Julho de 2009:: Notícias


Acompanhado pela esposa, Michel e filhas Malia e Sasha, Obama deverá ter encontros amanhã com o Presidente anfitrião, John Atta-Mills, eleito em Janeiro deste ano, e pronunciar um importante discurso no Parlamento.

Obama, filho de um queniano e mãe norte-americana, justificou recentemente a escolha do Gana pelo facto deste país ter “organizado eleições com sucesso que originaram uma transferência pacífica de poder”, num continente, onde estas mudanças são pouco habituais.

O Gana, escolhido pelo Presidente norte-americano para iniciar a sua primeira visita à África, é regularmente citado pela comunidade internacional como modelo no continente pelos progressos em termos de economia e democracia.

“Assumimos esta visita como um encorajamento depois dos esforços efectuados pelo nosso país desde há 15 anos em matéria de democracia, de boa governança e de desenvolvimento económico”, explicou Emmanuel Gyimah-Boadi, responsável da organização não governamental ganense Centro para a Democracia e Desenvolvimento.

O Gana já recebeu Bill Clinton em 1998 e George W. Bush em 2008, mas esta terceira visita presidencial norte-americana tem um significado particular, já que as eleições em finais de Dezembro no Gana foram unanimemente consideradas como um modelo de transparência.

Nestas eleições, a então oposição ganense liderada por John Atta-Mills conquistou o parlamento e a presidência.

Bill Clinton esteve no Gana quando o capitão Jerry Rawlings, autor de dois golpes de Estado, ainda estava no poder e o país preparava-se para organizar em 2000 um delicado regresso ao poder civil.

No comments: