Tuesday 21 July 2009

Em Nampula

Renamo reunido em V Congresso Nacional
Afonso Dhlakama concorre com o antigo combatente Rogério Francisco João, actualmente chefe de mobilização da perdiz na província de Inhambane, para candidato a candidato à presidência da República

Nampula (Canal de Moçambique) – O partido Renamo encontra-se desde esta segunda-feira, reunido na cidade de Nampula, a norte do país, no que designa por V Congresso Nacional. De entre vários pontos agendados para o congresso, figura a eleição do candidato a candidato da presidência da República por este partido que está na oposição desde 1994, em Moçambique.
O encontro é caracterizado pela ausência de muitos quadros, outrora tidos como sendo seniores do partido de Afonso Dhlakama. Não foi explicado por que razão assim acontece. Certos membros preponderantes, que são deputados, estão em Maputo a participar nos momentos finais da X sessão da AR.
Será a partir deste congresso, que serão conhecidos os candidatos da perdiz para deputados da Assembleia da República, como nos foi dito.
Dados em nosso poder indicam que para além da ausência de alguns “pesos pesados”, muitos membros ao nível da base que nalgum momento tenham criticado e/ou se aliados aos que por algum motivo criticaram a liderança escancarada do partido, foram também excluídos de participar neste “Quinto Congresso”.
Os membros presentes na cerimónia de abertura do V Congresso daquele que é o maior partido da oposição, comentavam que o mesmo constitui uma desculpa do líder da perdiz, para lançar areia nos olhos de quem um dia já terá depositado alguma confiança e até chegado a depositar esperança na Renamo como alternativa para governar o país. O desânimo em muitos era evidente e foi tema de conversas em surdina.

Eleições internas

Dentre vários pontos que estão em discussão, o que está a suscitar euforia entre os participantes é o que respeita à eleição do candidato do Partido Renamo às eleições presidenciais, bem como às listas de candidatos a deputados da AR.
Afonso Dhlakama, líder fundador da Renamo vai disputar as internas com o antigo combatente, Rogério Francisco João, actualmente chefe da mobilização na delegação política provincial daquele partido na província de Inhambane e que já foi vogal na Comissão Nacional de Eleições (CNE), proposto pelo mesmo partido. Claro está que ninguém imagina que Dhlakama perca porque aliás já foi comunicado que ele estará na próxima quinta-feira no Conselho Constitucional para submeter a sua candidatura. É um dado adquirido à partida.
Rogério João parece não gozar de nenhuma reputação no seio dos membros da Renamo, muito pelo facto de até ser pouco conhecido pelos próprios membros. Por isso está claro que a expectativa que possa haver quando à eleição de Dhlakama não passa de uma falsa questão.
Já quanto a lista para a Assembleia da República (AR) também parece ser tudo apenas um ritual. Ao nível da província de Nampula, pelo que o Canal de Moçambique sabe, tendo como fonte o porta-voz da Renamo em Nampula, Arnaldo Chalaua, em conferência de Imprensa realizada há dias, já existem os candidatos para deputados. Nesta ordem de ideias fica-se entre duas versões. Por um lado refere-se que é no congresso que se decidirá quem são os candidatos a deputados, mas por outro sabe-se que o prazo para inscrição na CNE termina a 29 de Julho e até já se conhecem os nomes dos que estão a cuidar da sua papelada para o efeito. Daí que a escolha de nomes no congresso será apenas uma jornada formal de ratificação do que já está decidido.
Um dado, contudo, que vale referir é a ausência de figuras que outrora se notabilizaram na Renamo.
Poucos foram os deputados presentes no congresso. E muitas outras figuras, como são os casos dos ex-presidentes dos conselhos municipais, nomeadamente Manuel dos Santos, que dirigiu os destinos de Nacala-a-Porto, Gulamo Mamudo, que andou pelas bandas da Ilha de Moçambique e de Omar, de Angoche, só para falar de alguns aqui de Nampula, muitos não estão em Nampula. Este congresso da Renamo embora esteja muito participado, com cerca de seiscentos delegados, fica também para a história como uma congresso de que estão ausentes muitos nomes que fizeram durante anos o rosto da Renamo de Afonso Dhlakama.

(Aunício da Silva)
2009-07-21 05:41:00

No comments: