Monday, 6 July 2009

Eleições internas na Frelimo

Sofala vira «Calcanhar de Aquiles» do partido de Armando Guebuza

• Em Maputo tombaram insuspeitos

Maputo (Canal de Moçambique) – Sofala, mais concretamente a Beira, sua capital, volta a ser um Calcanhar de Aquiles para o Partido Frelimo. Após o falhanço de Lourenço Bulha, com a sua promessa de ofertar caixões aos beirenses nas últimas autárquicas, até a eleição do primeiro secretário da cidade que passado uns dias se demitiu por força de contas por apurar na Justiça embora a justificação tenha sido de que não lhe sobrava tempo para tantos afazeres em várias cidades, desta vez, os militantes do «batuque e maçaroca» naquela província não conseguiram eleger os candidatos para Assembleia da República (AR) e Assembleia Provincial. Segundo apurou o Canal de Moçambique o pleito interno foi adiado para o próximo dia 15 do corrente.

Surpresas em Maputo-Cidade

Na cidade de Maputo a eleição decorreu no último sábado e trouxe consigo surpresas. Figuras que eram consideradas de peso, tombaram, com maior destaque para António Hama Thai que era o cabeça de lista e que acabou sendo relegado para a lista de suplentes. Maria Virgínia Videira, deputada da AR, e nesta legislatura presidente da comissão desse órgão para a Economia e Orçamento, também foi preterida e quedou-se na lista de suplentes. António Frangoulis não foi eleito.
Hermenegildo Gamito nem se quer foi candidato, como ele próprio explicou ao Canal de Moçambique em outra peça que pode ser lida nesta edição.

Os eleitos

A cidade de Maputo possui 18 assentos em disputa. A Frelimo elegeu 17. O outro candidato será eleito ou indicado pela Comissão Política.
Foram eleitos, António Niquisse, Margarida Salimo, Roberto Chitsondzo, Isadora Faztudo, Elvira Mabunda, José Chichava, Alcido Ngwenha, Henrique Mandava, Carolina Chemane, Rosa da Silva, Danilo Teixeira, Angelina Mavota, Maria Ema da Silva, Teodato Hunguana, Basílio Muhate, Edgar Cossa e Venâncio Mondlane. Na lista de suplentes desfilam, Hama Thai, Júlio Ndimande, Maria Manjate, Joaquina Matope, Maria Virgínia Videira, Esperança Bias, Carlos Luanga e Ossumane Ali Dauto.

(João Chamusse)

3 comments:

Nunoamorim said...
This comment has been removed by the author.
Nunoamorim said...

Caro Araujo,
quando queremos informar ao público temos que fazer o esforço de sermos os mais exactos possivel.
1. Não há nenhum candidato eleito chamado Venâncio Mondlane.
2. O Aly Dauto está na lista dos efectivos.
3. O Basilio Muhate está na lista dos suplentes.

Este tipo de erro confunde o eleitor, que poderia pensar que o polémico Venâncio Mondlane, do programa pontos de vista, tinha decidido concorrer pela Frelimo.

Ao dizer que Sofala não conseguiu eleger o seu candidato, dá a sensação que a conferência foi inconclusiva. Enquanto, na verdade, foi adiada dias antes do seu inicio, assim como a de Niassa foi antecipada.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

MANUEL DE ARAÚJO said...

Pewzado Nuno Amorim,

Agradeco a sua observacao. considero/a pertinente. contudo, como esta patente o texto nao e da minha autoria. Falei hoje com o Venanvio e ele garantiu me que nao se tratava dele. Quanto aos casos do deputado Aly Dauto e do jovem Basilio Muhate, tenho informacoes contraditorias. Umas dizem que o deputado Duto esta na lista de suplentes e outra que diz que esta na lista principal. o mesmo acontecendo com o Basilio. Mandarei ainda hoje um email aos dois para confirmar.

Uma vez mais o meu sincero agradecimento, pois so falando e que nos entendemos e so nao erra quem nao labuta!

Um abraco patriotico,
MA