Friday 17 July 2009

CONGRESSO DA RENAMO JÁ TEM DATAS – DHLAKAMA

MAPUTO, 17 JUL (AIM) – Depois de sucessivos adiamentos, o congresso da Renamo, o maior partido da oposição em Mocambique, poderá ocorrer entre os próximos dias 20 e 23 do mês em curso na cidade nortenha de Nampula, segundo garantiu Quinta-feira à Imprensa o respectivo líder, Afonso Dhlakama.

Falando a jornalistas na localidade de Currane, distrito de Meconta, na província de Nampula, Dhlakama disse que o encontro vai desenhar estratégias para uma melhor participação desta formação política nas eleições gerais e das assembleias provinciais de 28 de Outubro próximo.

Segundo o “Noticias”, Dhlakama disse tratar-se de um ‘congresso de renovação’ que poderá operar mexidas no Conselho Nacional, Comissão Política e alterar os símbolos daquela agremiação como o Hino e a Bandeira. Vai também elaborar o programa de governação do país, caso a Renamo vença o pleito.

O líder desta formação informou ainda que, logo após o evento, vai remeter a sua candidatura e a do seu partido ao Conselho Constitucional, anunciando que, para o efeito, foram já recolhidas mais de 350 mil assinaturas.

“O nosso congresso irá iniciar no dia 20 do mês de Julho na cidade de Nampula e terminará no dia 23. No dia seguinte, eu regresso a Maputo para formalizar a minha candidatura junto do Conselho Constitucional. Depois desta formalidade vou iniciar uma digressão de trabalho pela zona Sul do país para motivar a população daquela região a participar nas eleições gerais e provinciais. Posteriormente irei trabalhar com o mesmo objectivo na zona Norte do país”, explicou Dhlakama.

Ele assegurou que a Renamo concluiu já as eleições internas de selecção de candidatos à Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano.

Garantiu que em todos os distritos foram realizadas conferências distritais “onde os membros de base elegeram as pessoas que acham que podem representá-los quer nas assembleias provinciais, quanto na AR”.

Não avançou quantas pessoas iriam tomar parte no encontro e muito menos os custos do evento, dizendo que o mais importante neste momento é que as pessoas se inscrevam para poderem votar em Outubro.

O congresso da Renamo sofreu recentemente mais um adiamento alegadamente porque os membros do partido deviam acompanhar o processo de actualização do recenseamento eleitoral em curso no país.
(AIM)
MZ

No comments: