Tuesday, 14 July 2009

COMENTÁRIOS DO PRESIDENTE EM CAPE COAST CASTLE



CASA BRANCA

Gabinete do Secretário de Imprensa


Para Publicação Imediata 11 de Julho de 2009

COMENTÁRIOS DO PRESIDENTE

EM CAPE COAST CASTLE

Cape Coast Castle

Cape Coast, Gana

15:57 GMT



O PRESIDENTE: Michelle, as minhas filhas, bem como outros membros da minha família acabaram de fazer uma visita extraordinária a este castelo. Faz lembrar a visita que fiz a Buchenwald pois recorda-nos da capacidade dos seres humanos de cometer grandes males. Uma das coisas mais surpreendentes que ouvi foi que, logo acima do calabouço em que se encontravam os cativos do sexo masculino, havia uma igreja e isso lembra-nos que, às vezes, podemos tolerar e apoiar um grande mal pensando que estamos a fazer bem.


Sabem, penso que é particularmente importante para Malia e Sasha, que estão a crescer de forma tão feliz, serem lembradas de que a história pode seguir vias muito cruéis e espero que uma das coisas que lhes foi transmitida durante esta viagem seja o sentido do dever de combater a opressão e a crueldade onde quer que se manifestem e que qualquer grupo de pessoas que esteja a tratar de forma degradante outro grupo tem que ser combatido com os meios que tivermos ao nosso alcance.

Por isso é, sem dúvida, uma experiência comovente, um momento comovente. Quero agradecer aos que organizaram a excursão e ao povo do Gana por preservarem esta história. Embora seja dolorosa, julgo que nos ensina a todos que temos que fazer tudo o que pudermos para combater este tipo de males que, infelizmente, ainda existem no nosso mundo não só neste continente, mas em todos os cantos do mundo.

Penso que como americanos e afro-americanos há um sentimento especial de que este lugar era um lugar de profunda tristeza, por um lado, e por outro é aonde começou grande parte da experiência afro-americana. E, simbolicamente, poder regressar com a minha família, com Michelle e as nossas filhas, e ver o portal através do qual começou a diáspora, mas também poder regressar em celebração com o povo do Gana pelos progressos extraordinários realizados devido à coragem de tantos, brancos e negros, abolir a escravatura e conseguir direitos civis para todos, julgo que é motivo de esperança. Lembra-nos que por muito má que a história possa ser, também é possível vencer.

Obrigado a todos.


FIM 16:00 GMT

No comments: