Wednesday 22 July 2009

Carta aos Colegas de Bancada R-UE


Prezadas amigas e amigos, caro/as colegas!

Venho por este meio agradecer-vos pela companhia durante os ultimos cinco anos em que lado a lado, debaixo da chuva ou do sol, com recursos ou sem recursos, juntos lutamo por uma causa! Uma causa justa, a causa da liberdade! Aquela causa que em 1964 juntou jovens do Norte, Sul e Centro do pais numa epopeia que nos levaria a independencia nacional e a constituicao da nossa mocambicanidade! A mesma causa que anos mais tarde em 1977, lvou a ue jovens, mulheres e criancas desavindos com o adiado sonho da liberdade, voltasse a floresta para a partir dela fazer brotar o sonho de Mondlane, Simango, Magaia, Josina, Celina, Kankhomba, Casal-Ribeiro e outros!

Algumas vezes nos acotovelamos, outras nos combatemos mas sempre embuidos do mais alto espirito patriotico!

A nossa causa e justa! Mas nao basta a justeza da causa! A esposa de cesar nao basta que sej fiel e importante que tambem o pareca!

Infelizmente algumas vezes nuvens internas e externas fizeram-nos colidir! Algumas vezes orgulhos intestinos fizeram-nos perder a visao global, mas nunca perdemos o sentido do destino!


Hoje, chegado o momento de fechar mais um capitulo da minha vida, gostaria de agracer-vos pela paciencia e ensinamentos que me providenciaram!

Quando sai da faculdade pensei que sabia tudo, mas os ultimos anos provaram-me que
existe uma outra faculdade, a faculdade da vida, com suas regras, disciplina
e rigor de que vos conheceis com maior e melhor mestria. E eu tive o privilegio de ser vosso pacato aluno!

Aqueles e aquelas a quem voluntaria ou involuntariamnte ofendi peco as mais sinceras
desculpas! Agi e continuarei a agir embuido do mesmo espirito que me fez juntar aqueles que na minha optica, em 2004, lutavam e hoje de alguma forma continuam a lutar para que Mocambique seja um pais democratico; um pais sem cidadaos de primeira nem de segunda; um pais onde a igualdade entre as pessoas nao e um miragem ou privilegio de alguns! Um pais onde nascer numa latitude e nao noutra sejam determinantes de sucesso ou nao, de vida ou morte, de progressao ou regressao! Sonhei e continuo a sonhar com um Mocambique onde a progressao social e feita nao na base da tribo, etnia, regiao, religiao, cor da pele, credo, partido politico, mas sim pelo simples facto de ser mocambicano, de ter nascido nesta indica perola e de te capacidade para tal! Um pais onde o merito, o profissionalismo e nao a cor do cartao que se tem, determinam a ascensao social, o estatuto social, e quica a cidadania!

Nas proximas lutas, juntos ou separados, no parlamento ou em outras esquinas da vida, tereis o meu respeito porque fostes uma academia para mim! Algumas vezes incompreendidas, outras combatidas; nao porque estivessemos uns contra outros de per si, mas porque educados em ambientes diferentes e com culturas, habitos e visoes
diferentes sonhando com o mesmo objectivo-construir um Mocambique prospero.

Houve coisas e dossiers que me magoaram! A morte do Dr Alone foi e e algo que me marcou profundamente! A expulsao do Davis Simango e os sucessivos adiamentos do Congresso sao acontencimentos cuja logica jamais compreenderei!

Penso que o Partido tem e deve ter formas mais sofisticadas para resolver as querelas internas se quer um dia chegar ao PODER! Chegar ao poder nao pelo poder, cegr o poder nao para substituir apenas os que la estao por novos titulares, mas sim chegar ao poder para resgatar a esperanca de milhares de compatriotas nossos que apesar de trinta e quatro anos de independencia ainda nao subiram ao estatuto de cidadaos desta patria! A milhares de mocambicanos que ano apos ano, vem o seu estatuto social reduzir-se ao de segunda categoria, a de cidadaos d segnda classe, num pais que tambem lhes pertence! A milhares de mocambicanos, homens, jovens, mulheres e criancas que se veem em cada dia que passa mais distantes da saude, da educacao, da prosperidade, merce de uma governaco discriminatoria atentoria aos direitos mais elementares da pessoa humana! A uma governcao exclusiva, onde o direito a diferenca e esmagado e negado apesar da sua consagracao na Constituicao da Republica!

E possivel que o meu orgulho, teimosia e ou cunho academicos tenham chocado
com alguns posisionamentos e algumas hierarquias!! E que cresci e fui
educado num ambiente familiar em que se privilegiava o dialogo, o debate de ideias
independentemente da posicao hierarquica na fmilia! Ou seja que ao nivel de ideias a
hierarquia e horizontal mas quando chega a fase da implementacao a hierarquia e vertical!

Feliz ou infelizmente, aprendi tarde que o mundo real nao segue as normas da minha familia e ou da academia e que nem sempre todos os momentos sao para debate!

Espero ter aprendido o suficiente! Na caminhada cometi varios erros, mas
penso que so nao erra quem nao trabalha!

Foi um prazer, uma honra e um privilegio ter sido vosso colega! A Renamo-UE deu-me a oportunidade e o privilegio de servir o meu povo! A essa oportunidde estrei eternamente agradecido!

Para terminar permitam-me citar quatro homens que de alguma forma sintetizam o que tentei dizer (me desculpem as senhoras):

1-'O que me preocupa nao e o barulho dos poderosos, mas sim o silencio dos bons' Martin Luther King Junior

2-'A batalha e dura mas tem que ser vencida!' Samora Machel

3-Nao pergunte ao teu pais o que ele pode ou deve fazer por ti, pergunte sim, o que podes e deves fazer pelo teu pais' J.F. Kennedy

4-“Hoje eu digo-vos que os desafios que enfrentamos são reais. São sérios e são muitos. Não serão resolvidos facilmente nem num curto espaço de tempo. Mas fiquem a saber, - eles serão resolvidos. (...)Neste dia, unimo-nos porque escolhemos a esperança e não o medo, a unidade de objectivo e não o conflito e a discórdia. Neste dia, viemos para proclamar o fim dos ressentimentos mesquinhos e falsas promessas, as recriminações e dogmas gastos, que há tanto tempo estrangulam a nossa política. (...)Continuamos a ser uma nação jovem, mas nas palavras da Escritura, chegou a hora de pôr as infantilidades de lado. Chegou a hora de reafirmar o nosso espírito de resistência, de escolher o melhor da nossa história; de carregar em frente essa oferta preciosa, essa nobre ideia, passada de geração em geração; a promessa de Deus de que todos somos iguais, todos somos livres, e todos merecemos uma oportunidade de tentar obter a felicidade completa.” - BARACK OBAMA, Discusro de tomada de Posse.

Facamos nascer o sonho de Mondlane e de Simango! Construamos um Mocambique de mocambicanos, por mocambicanos e para mocambicanos!

Aqui vai o meu muito obrigado!

Manuel de Araujo

No comments: