Ministro da Saúde ameaça jornalista do ‘Canal de Moçambique’
O ministro da Saúde, Paulo Ivo Garrido, dirigiu na manhã desta quinta-feira, 4 de Junho, palavras com tom ameaçador ao jornalista Borges Nharrime, do Canal de Moçambique, quando este o interpelou na Assembleia da República, pedindo ao governante para que explicasse o que se estava a passar concretamente com os doentes mentais das cidades de Maputo e Matola, que, uma vez recolhidos das ruas, são levados ao Hospital Psiquiátrico de Infulene, de onde saem para as redondezas, para pedir esmola.
“Quando questionei-lhe, o ministro mostrou-se nervoso, tendo posteriormente desatado aos berros, ameaçando instruir os seus seguranças a arrancar o meu gravador, alegando que estava a gravar o que ele estava a dizer sem o seu consentimento. Nada fiz senão continuar a registar as suas palavras”, contou ao MISA-Moçambique o jornalista Borges Nharrime, que, na edição de 20 de Maio último, escreveu no seu jornal que doentes mentais ora em tratamento no “Infulene” tinham virado mendigos.
Acto contínuo, o ministro Ivo Garrido terá dito: “Quando você nasceu, eu já estava a trabalhar, não andava a provocar pessoas. Você é criança”. Este é um claro sinal de ‘fuga para a frente’, o que em nada ajuda na prestação de contas em torno do trabalho que os governantes desenvolvem.
O MISA-Moçambique apela ao ministro da Saúde, em particular, e aos demais governantes, em geral, para que se habituem a colaborar com a imprensa, mormente quando são chamados a esclarecer questões de inegável interesse público. Disponibilizar informação pública é um dever e não um favor!
Maputo, 5 de Junho de 2009
Volcanoes once erupted on the far side of the moon
-
Volcanic rock, dating back billions of years, has been detected in the
first samples collected from the mysterious "dark side".
1 hour ago
No comments:
Post a Comment