Mensagem por ocasião do 34.º Aniversário da Independência Nacional
O PDD, Partido para a Paz, Democracia e Desenvolvimento, saúda a todo o povo moçambicano pela celebração do 34º Aniversário da Proclamação da Independência Nacional.
O dia 25 de Junho simboliza, desde 1975, a inauguração de uma nova página na história de todos os moçambicanos, pois a partir daquela data, a terra, a soberania, as riquezas e a direcção dos destinos da Nação passaram a estar por lei sob controlo dos nacionais.
É justo, aqui, sublinhar que, há 34 anos, deixou de existir, nos termos da Constituição e da Lei, a segregação entre indígenas, assimilados, portugueses de 2ª e de 1ª classes. Por outras palavras, quer isto dizer que, com a Independência, os moçambicanos conquistaram o direito à dignidade e à igualdade perante a lei.
Os moçambicanos partilham, desde os tempos da escravatura aos da colonização efectiva, um longo período comum de repessão, discriminação e segregação. O futuro deve ser perspectivado tendo em conta que os sofrimentos do passado jamais voltarão a ser impostos ao povo moçmbicano, qualquer que seja o governo.
O PDD apela ao povo moçambicano para que nesta data, em todo o ciclo da sua vida, renove continuamente o seu compromisso com a unidade, a liberdade, a justiça, a igualdade e o respeito pelos direitos e liberdades fundamentais estabelecidos há 60 anos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e jurídicamente consagrados, desde 1990, na Constituição da República de Moçambique.
VIVA O 34.º ANIVERSÁRIO DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL
Paz, Democracia e Desenvolvimento
Maputo, aos 23 de Junho de 2009
Raúl Manuel Domingos
Presidente do PDD
Feel free to sing in the cinema, says The Rock
-
Dwayne Johnson weighed in on the debate around cinema etiquette at the UK
premiere of Moana 2
50 minutes ago
No comments:
Post a Comment