Tuesday, 23 June 2009

Centro de Estudos Moçambicanos e Internacionais

Projecto News Summary



Resumo de Noticias, terça-feira - 23 de Junho de 2009 - Versão em Português

Índice
1. Democracia, Governação e Corrupção

1.1. Joaquim Chissano nomeado mediador para Madagáscar

1.2. RENAMO “boicota” parlamento

1.3. Reformas na UEM interessam Pretória

1.4. MNE inaugura semana de promoção de Moçambique na Alemanha

2. Economia e Desenvolvimento

2.1. Peritos discutem preço de alimentos

2.2. Millennium-bim expande-se em Tete

2.3. Em perspectiva mais transporte para passageiros

2.4. Linha de energia Nampula - Nacala-Porto em sabotagem

2.5. Electrificação das sedes distritais em Tete quase no fim

2.6. Primeiros anti-retrovirais produzidos no País no mercado em Dezembro

3. Direitos Humanos, Justiça e Legalidade

3.1. Haxixe em Chongoene

3.3. Cadeia Central com quase triplo da sua capacidade

3.2. Cinco pessoas detidas por sabotar a Linha de Sena

1. DEMOCRACIA, GOVERNAÇÃO E CORRUPÇÃO
1.1. Joaquim Chissano nomeado mediador para Madagáscar

O antigo Presidente moçambicano, Joaquim Chissano, foi nomeado pela Comunidade para o Desenvolvimento da Africa Austral (SADC) para liderar e coordenar o diálogo com vista a solução da crise politica que se abate sobre o Madagáscar. Esta nomeação foi feita na Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado e Governo da SADC, realizada último Sábado na África do Sul com o propósito único de avaliar a situação política e de segurança naquele País insular. (http://www.opais.co.mz/opais/index.php?option=com_content&view=article&id=1771:joaquim-chissano-nomeado-mediador-para-madagascar&catid=63:politica&Itemid=273)



1.2. RENAMO “boicota” parlamento

A RENAMO boicotou o relatório do Presidente moçambicano sobre o Estado da Nação por considerar que Armando Guebuza tem primado pela defesa de interesses partidários e não se comporta “como verdadeiro chefe de Estado” Armando Guebuza dirigiu-se esta segunda-feira ao Parlamento naquela que foi a sua quinta e última ida à Assembleia, que serviu também de balanço da legislatura, já que se realizam eleições legislativas e presidenciais a 28 de Outubro, nas quais é de novo o candidato do partido FRELIMO, no poder. (http://www.opais.co.mz/opais/index.php?option=com_content&view=article&id=1770:renamo-boicota-parlamento&catid=63:politica&Itemid=273)



1.3. Reformas na UEM interessam Pretória

As reformas curriculares em curso na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) interessam a Universidade de Pretória, da África do Sul, razão pela qual um grupo de 20 elementos, entre membros de direcção, docentes e estudantes, se encontra de visita ao nosso País. Recentemente, a UEM foi reconhecida pelas suas congéneres da União Africana (UA), por estar a implementar reformas académicas inovadoras para fazer frente aos novos desafios que se colocam, com vista à melhoria da qualidade de ensino. (Noticias, 23 de Junho de 2009 - http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/800012)



1.4. MNE inaugura semana de promoção de Moçambique na Alemanha

O ministro dos Negócios Estrangeiros moçambicano, Oldemiro Baloi, preside na quarta-feira, em Berlim, à gala inaugural da 1ª Semana de Moçambique na Alemanha, que incluirá um vasto programa cultural e jornadas económicas em várias cidades. A iniciativa surgiu “da necessidade de encontrar formas de chamar a atenção para a riqueza cultural do país e para as suas potencialidades económicas nos domínios da energia, transportes e comunicações” disse à Lusa o embaixador de Moçambique na Alemanha, Carlos dos Santos. (http://www.opais.co.mz/opais/index.php?option=com_content&view=article&id=1762:mne-inaugura-semana-de-promocao-de-mocambique-na-alemanha&catid=63:politica&Itemid=273)

2. ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO
2.1. Peritos discutem preço de alimentos

Moçambique acolhe hoje e amanhã a Conferência Regional da África Austral sobre a flutuação dos preços dos alimentos, organizada pela Organização das Nações para a Agricultura e Alimentação (FAO). O evento, de carácter técnico, enquadra-se num projecto global mais vasto financiado pelo Departamento Britânico para o Desenvolvimento Internacional (DFID), com assistência técnica da FAO, e tem como objectivo a capacitação técnico-institucional dos governos da região e a troca de experiências sobre como abordar a questão da subida de preços dos alimentos à escala mundial. (Noticias, 23 de Junho de 2009 ‘ http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/800017)



2.2. Millennium-bim expande-se em Tete

Segundo, João Figueiredo, presidente do Conselho Executivo do BIM, a instituição vai ainda este ano estar representada nas localidades de Faracungo e Dómuè, nos distritos de Macanga e Angónia respectivamente, para servir os interesses das populações daquelas regiões consideradas potenciais na produção agro-pecuária. (Noticias, 23 de Junho de 2009 - http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/800018)



2.3. Em perspectiva mais transporte para passageiros

O Governo espera dentro dos próximos tempos adquirir mais embarcações para minorar os problemas de travessia entre vários pontos do País, segundo revelou sábado o vice-ministro dos Transportes e Comunicações, Ernesto Augusto, quando dirigia a cerimónia de inauguração no Cais Manarte, no Porto da Beira, de duas embarcações de transporte de passageiros e carga que ligam a cidade capital e os distritos de Buzi e Machanga, respectivamente, situados a sul da província de Sofala. (Noticias, 23 de Junho de 2009 - http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/800008)



2.4. Linha de energia Nampula - Nacala-Porto em sabotagem

Indivíduos desconhecidos estão a sabotar a linha de alta tensão de transporte de energia eléctrica à cidade de Nacala-Porto, a partir da capital provincial, Nampula, para roubo de cantoneiras e outros materiais metálicos, situação que se vem registando há dois meses a esta parte e que poderá resultar no corte do fornecimento de corrente eléctrica àquela região, paralisando consequentemente a actividade laboral dos projectos industriais ali implantados. (Jornal da manhã – RM, 23 de Junho de 2009)



2.5. Electrificação das sedes distritais em Tete quase no fim

Segundo o presidente do Conselho de Administração da EDM, Manuel Cuambe, o Projecto de electrificação a todas sedes distritais e algumas localidades da província de Tete à rede nacional está a chegar ao fim. Desde modos já estão electrificadas 85 sedes distritais em todo o País através da energia eléctrica produzida pela Barragem da Hidroeléctrica de Cahora-Bassa (HCB) sediada na vila de Songo, na província de Tete. (http://www.rm.co.mz/NoticiasArquivo/22Junho/Electrificacaodassedesdistritaisemtetequasenofim.html)



2.6. Primeiros anti-retrovirais produzidos no País no mercado em Dezembro

Segundo António Sousa e Silva, embaixador do Brasil, os primeiros medicamentos anti-retrovirais produzidos em Moçambique estarão disponíveis no mercado a partir de Dezembro. Neste momento está em curso o processo de aquisição do equipamento e a capacitação técnica do pessoal moçambicano que vai trabalhar na fábrica de anti-retrovirais, a primeira a ser instalada em Moçambique. A fábrica produzirá, num primeiro momento, três tipos anti-retrovirais, além de outros sete medicamentos para tratamento de hipertensão e diabetes. (http://www.rm.co.mz/NoticiasArquivo/21Junho/Mocambiqueprimeirosantiretroviraisproduzidosnopaisnomercadoemdezembro.html)



3. DIREITOS HUMANOS, JUSTIÇA E LEGALIDADE

3.1. Haxixe em Chongoene

Segundo Benedito Ndeve, porta-voz da Polícia da República de Moçambique naquela região do País, cerca de uma tonelada de haxixe foi apreendida pela Polícia na noite da última sexta-feira na zona da praia de Chongoene, distrito de Xai-Xai, província de Gaza e desconhece-se a proveniência e os supostos proprietários do produto. (http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/800010)



3.2. Cinco pessoas detidas por sabotar a Linha de Sena

Cinco pessoas foram detidas no distrito de Marromeu, na Província de Sofala, acusadas de sabotar a linha férrea de Sena (Club of Mozambique, 23 de Junho de 2009).

http://www.clubofmozambique.com/solutions1/sectionnews.php?secao=mozambique&id=15452&tipo=one



3.3. Cadeia Central com quase triplo da sua capacidade

A Cadeia Central foi concebida para 800 reclusos, mas, actualmente, alberga 2.117, sendo que 834 destes aguardam julgamento e os restantes estão a cumprir penas judiciais. Esta situação vem a confirmar o que muito se tem dito nos relatórios internacionais sobre a situação das nossas prisões . segundo o director daquela cadeia, Castigo Silvestre Machaieie, não tem sido fácil lidar com esta superlotação, mas estão a tentar gerir a situação (O Pais, 23 de Junho de 2009).

No comments: