Tuesday 30 June 2009

Actualização do recenseamento eleitoral

Os postos andam às moscas e STAE não mobiliza cidadãos

Maputo (Canal de Moçambique) – Os postos de actualização recenseamento eleitoral andam às moscas desde sua abertura há duas semanas. Trata-se de um dado que o Canal de Moçambique apurou ao nível da cidade e província de Maputo durante as suas rondas.
Para melhor entendimento do fenómeno, o Canal de Moçambique foi ao Secretariado Técnico de Administração Eleitoral, (STAE) e falou com o chefe de imprensa, Lucas José.
Segundo Lucas José, “não podemos esperar por enchentes nos postos de recenseamento”, disse, alegando que isso deve-se ao facto de que “a maior parte da população já se recenseou”.
De acordo com Lucas José, “temos-nos questionado sobre até que ponto a informação de actualização de recenseamento está ser acatada no seio dos indivíduos porque apesar de estimarmos poucos eleitores nos postos ficamos interrogados. Queremos saber o que está a falhar no processo”.
Questionado pelo Canal de Moçambique sobre o que tem sido feito para se ter certeza do que está acontecendo, Lucas José disse que o STAE colocou no terreno agentes de educação cívica cuja acção, segundo ele, terá o seu término no próximo dia 12 de Setembro.
Acrescentou ainda que de momento os postos de actualização de recenseamento estão virados para os indivíduos que por algum motivo não se recensearam em 2007 bem como para os que este ano completam 18 anos de idade. Podem também recensear-se de novo os cidadãos que tenham perdido os seus cartões de eleitores, que tenham mudado de residência, etc. Mas o que se nota é que o STAE não está a ser activo a informar as pessoas de que está em curso a actualização do recenseamento eleitoral e nem teve a preocupação de abrir postos de recenseamento onde há maior concentração de pessoas. Por outro lado a necessidade de sobrevivência tem forçado as pessoas a evitarem perder tempo, como alegam, a recensearem-se, tempo em conta que os procedimentos são muito lentos, os computadores nem sempre funcionam, ou há frequentemente constrangimentos materiais.


(Conceição Vitorino)



2009-06-30 05:41:00

No comments: